O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

terça-feira, 26 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Demanda

Goiânia necessita de 300 mil vacinas para prioritários

Número de vacinas para atender todos os grupos prioritários de Goiânia teria que ser 10 vezes maior | Divulgação/Pref. Goiânia

Postado em 22 de janeiro de 2021 por Nielton Soares
Goiânia necessita de 300 mil vacinas para prioritários
Número de vacinas para atender todos os grupos prioritários de Goiânia teria que ser 10 vezes maior | Divulgação/Pref. Goiânia

Daniel Alves

O número de vacinas suficiente para atender todos os grupos prioritários de Goiânia teria que ser 10 vezes maior do que o recebido, ou seja, pelo menos 300 mil doses. É o que afirma o titular da Secretaria Municipal (SMS) de Goiânia, Durval Pedroso. Segundo ele, a expectativa é que a Capital seja abastecida de forma contínua com doses de vacina nos próximos meses.

“Nesse primeiro momento, estudou-se o grupo que está em maior contato com o vírus, sejam as unidades de urgência, de emergência bem como as maiores unidades hospitalares notificadoras de casos positivos”, explica.

Na quarta-feira (21), equipes estiveram no Hospital de Doenças Tropicais (HDT) e Hospital de Campanha (HCamp) vacinando os profissionais, além de idosos em seis abrigos. Cerca de 1,5 mil doses da Coronavac foram aplicadas em Goiânia em idosos e profissionais da saúde, na continuidade da vacinação contra a Covid-19.

Durante à tarde, os trabalhadores do Samu foram imunizados. “Adiantamos o início da nossa vacinação e isto está sendo feito de forma bastante eficiente, pois estamos indo até onde essas pessoas que precisam ser vacinadas estão, não causando nem um tipo de transtorno, fazendo tudo de maneira bastante segura. Queremos ainda nesta semana alcançar o máximo possível de pessoas deste primeiro grupo prioritário”, afirma o secretário. Ele reforça que os cuidados devem ser mantidos pela população, como o uso da máscara facial e manter o isolamento social.  E também frisou para a necessidade de mais vacinas para atingir os mais vulneráveis.

Atualmente, a Capital tem mais de 1,5 milhões de habitantes e conta com oito salas de vacinas para imunização contra a Covid-19. A Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) já realizou o mapeamento de todos os pontos de distribuição, bem como todos e identificou os riscos que envolvem a operação. “Já fizemos todas as definições relacionadas a horários, sistemas, gestores, armazenamento, tudo. Temos uma vacina segura que certamente nos ajudará muito a contornar essa condição de pandemia”, comemorou. Além desta primeira etapa, há expectativa para chegada de outras 400 mil doses da Coronavac para o Estado.

Armazenamento

De acordo com a SMS, Goiânia possui uma ampla Rede de Frio que conta com mais de 70 câmaras científicas espalhadas pelas salas de vacinação e uma câmara frigorífica de 69 metros cúbicos. A capacidade de armazenamento passa de 4 milhões de doses de vacinas.

Cada câmara científica tem capacidade para 430 litros e pode conservar cerca de 34 mil doses (10 vezes mais do que as geladeiras convencionais). Ela possui um dispositivo contra surto (DPS) que mantém a tensão estável, evitando oscilações, além de uma bateria que pode manter a temperatura ideal por até 48 horas, caso falte energia. (Especial para O Hoje)

 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também