O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 24 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Seminário

Pesquisadores de universidades goianas são ouvidos pela Secretaria da Retomada

Encontro virtual apresentou estudos de professores da UEG, UFG, PUC-GO e Unialfa. Iniciativa pioneira no Brasil pretende aplicar conhecimento, a partir da produção acadêmica, em ações do Estado | Imagem: reprodução

Postado em 26 de janeiro de 2021 por Carlos Nathan Sampaio
Pesquisadores de universidades goianas são ouvidos pela Secretaria da Retomada
Encontro virtual apresentou estudos de professores da UEG

Da Redação

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Retomada, promoveu, nesta terça-feira (26/1), o 1º Seminário “Ações para a retomada socioeconômica e desenvolvimento de Goiás”. Na oportunidade, professores apresentaram parte da produção acadêmica de pesquisas realizadas nas universidades goianas, que podem contribuir para a saída da crise causada pela pandemia da Covid-19. O debate virtual foi transmitido e está disponível na íntegra no canal no YouTube da UEG TV, da Universidade Estadual de Goiás (UEG), parceira do evento.

Além da UEG, a programação do seminário contou com a colaboração de professores e pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG), Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e Centro Universitário Alves Faria (Unialfa). 

Para o secretário da Retomada, César Moura, a realização do seminário se justifica, também, pela urgência da busca por iniciativas que possam amenizar os prejuízos causados pela pandemia e que afetaram os mais vulneráveis, público prioritário das ações defendidas pelo governador Ronaldo Caiado. 

“Ao mesmo tempo em que reconhece os estudos de pesquisadores goianos, o seminário serve para debater prováveis soluções que tenham a ver com a realidade regional e ajudem a resolver demandas econômicas e sociais do nosso Estado”, declarou Moura. 

Mediadora do debate online, a gerente de Avaliações e Informações da Retomada, Suellen Mara, acredita que a primeira edição do seminário permitiu a conexão entre as universidades e a secretaria, possibilitando o compartilhamento das pesquisas e projetos em andamento para o crescimento do Estado.

“Tivemos a satisfação de ouvir pesquisadores, conhecer os trabalhos que estão sendo realizados e pensar em parcerias que podem ser efetivadas para que os goianos possam ter acesso a programas de governo cada vez mais eficientes e assertivos”, avaliou Suellen, que é economista formada pela UEG. 

Para o reitor da UEG, professor Valter Gomes Campos, é fundamental a participação no debate a respeito da superação da pandemia. “É importante que cada um dê a sua contribuição, que se envolva em ações a favor da retomada socioeconômica do Estado. Enquanto instituição pública de ensino superior, pesquisa e extensão, a UEG tem desempenhado o seu papel, inclusive com várias ações em parceria com a Secretaria da Retomada”, destacou. 

Criado para divulgar as iniciativas do Governo de Goiás com foco na geração de emprego e renda, fortalecimento dos pequenos negócios e diversificação das atividades econômicas, o seminário também buscou o intercâmbio de experiências e a busca por criação de conexões visando o crescimento e desenvolvimento do Estado.

Convidados

Pela Secretaria da Retomada participaram ainda os gerentes Raíssa Rodrigues (Mobilização para Emprego e Renda) e Rafael Sôffa (Desenvolvimento de Áreas Vulneráveis). 

Desenvolvimento Regional foi o tema abordado pelos professores e pesquisadores da UEG, como a pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantil, Adriana Ribon Ogera; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Everton Tizo Pedroso; e as professoras Michelle Ferreira e Sandra Máscimo. 

Os docentes da Unialfa citaram um projeto de pesquisa sobre o Índice de Progresso Social dos Municípios Goianos. Participaram da live o coordenador do mestrado de Desenvolvimento Regional, Marcelo Ladvocat; e o professor no mestrado de Desenvolvimento Regional e diretor do Instituto Mauro Borges (IMB), Guilherme Resende.

Já os pesquisadores da UFG trataram de Mercado de Trabalho, Desenvolvimento Regional, Comércio Exterior, Educação Financeira, Empreendedorismo e Inovação. Representaram a universidade os professores Flávia Rezende Campos, Sandro Eduardo Monsueto, Andréa Freire de Lucena, Moisés Ferreira da Cunha, Jéssica Traguetto Silva e Felipe Queiroz Silva. 

Os estudiosos da PUC-GO também apresentaram pesquisas na área de Desenvolvimento Regional. O encerramento do debate contou com as falas do coordenador do mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial, da PUC Goiás, Antonio Pasqualetto; do vice-coordenador do mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial; e dos professores Pedro Araújo Pietrafesa e Jeferson de Castro Vieira.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também