O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 23 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
AJUDA

Após receberem alta, pacientes de Manaus são acolhidos na casa de semiliberdade de Goiás

Os manauaras ficarão no local até que o Ministério da Saúde emita as passagens de volta para o Amazonas | Foto: divulgação/Seds

Postado em 28 de janeiro de 2021 por Carlos Nathan Sampaio
Após receberem alta
Os manauaras ficarão no local até que o Ministério da Saúde emita as passagens de volta para o Amazonas | Foto: divulgação/Seds

Da Redação

Cinco pacientes de Manaus que vieram para Goiás tratar as complicações causadas pelo coronavírus, em razão da falta de leitos e de oxigênio naquele Estado, receberam alta do Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP). Eles foram encaminhados para a casa de semiliberdade do Sistema Socioeducativo de Goiás, enquanto aguardam a volta para o Amazonas. 

O local, que está temporariamente inativado em razão da pandemia, foi adequado pelas equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) e da Secretaria Estadual de Saúde (SES) para servir de casa de acolhida aos pacientes. O retorno deles a Manaus depende do Ministério da Saúde emitir as passagens de volta.

A casa recebe jovens do Distema Socioeducativo que cumprem medidas em regime de semiliberdade. O espaço, que agora vai servir como uma casa de acolhida, conta com cinco quartos, cozinha, uma sala e um gramado externo. 

“Foi montado um espaço acolhedor e humanizado para receber os pacientes que estão de alta hospitalar e aguardam o retorno para casa. A unidade estava inativada para diminuir os riscos de infecção de jovens e servidores, e agora está sendo útil em um momento muito importante, em que precisamos da união e do esforço de todos para atravessarmos esse momento”, destaca a secretária da Seds, Lúcia Vânia. 

Segundo a superintendente do Sistema Socioeducativo, Kerima Sobrinho, todo o local foi higienizado e preparado para receber os manauaras. A ideia, segundo a superintendente, é que à medida que os pacientes forem recebendo alta eles sejam encaminhados para a casa, onde continuarão recebendo apoio da Saúde até a volta para Manaus. Segundo a SES, outras altas, incluindo de pessoas internadas no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG), estão previstas para esta semana.

A segurança da casa está sob os cuidados da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), e a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) está disponibilizando a alimentação aos acolhidos, além de kits de higiene.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também