O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 27 de dezembro de 2025
TJGO

Desembargador Carlos Alberto França assume presidência do Tribunal de Justiça de Goiás

Solenidade contato com homenagem ao governador Ronaldo Caiado e com medalha de Honra ao Mérito e certificado de “Amigo do Poder Judiciário” | Foto: Wesley Costa

Carlos Nathan Sampaiopor Carlos Nathan Sampaio em 1 de fevereiro de 2021
Desembargador Carlos Alberto França assume presidência do Tribunal de Justiça de Goiás
Solenidade contato com homenagem ao governador Ronaldo Caiado e com medalha de Honra ao Mérito e certificado de “Amigo do Poder Judiciário” | Foto: Wesley Costa

Da Redação

O governador Ronaldo Caiado foi um dos homenageados com a medalha de Honra ao Mérito e o certificado de “Amigo do Poder Judiciário”, durante a posse do novo presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), Carlos Alberto França, realizada nesta segunda-feira (1º/02), em Goiânia. França substituiu o desembargador Walter Carlos Lemes na presidência da Corte. 

Durante a cerimônia, Caiado destacou que, se o Governo de Goiás conseguiu avançar e atingir metas, às vezes tidas como impossíveis, não foi por mérito apenas do Executivo. “Graças à maturidade dos Poderes e órgãos independentes, com sugestões, participação direta em todas as decisões e em debates exaustivos”, listou o governador, ao citar a fórmula que tem permitido ao Estado superar a crise fiscal e as consequências econômicas e sociais advindas da pandemia. Ele ainda se comprometeu a honrar o reconhecimento recebido. “Uma iniciativa que não apenas sensibiliza, mas também impõe muito mais responsabilidades”, ressaltou.

Ao novo presidente do TJGO, o governador garantiu: “Terá, por parte do Executivo, total parceria e condições para defender o Tribunal de Justiça”, disse. “França discutiu conosco matérias relevantes que afetariam a população do Estado de Goiás”, completou. Caiado também falou sobre a importância de ter representante do Estado nas grandes cortes nacionais. “Estarei sempre à disposição, porque Goiás tem pessoas capacitadas, competentes para poder também ocupar cadeiras nas casas maiores do Judiciário”. 

Por sua vez, Carlos Alberto França reafirmou o propósito de prosseguir com a união de esforços. “Manteremos respeitosa convivência e republicana parceria com os poderes Executivo e Legislativo, fazendo valer o mandamento constitucional de harmonia”. Ele assegurou que terá como norte o trabalho de fortalecimento do Judiciário no Estado. “Como acertadamente afirmou o filósofo inglês John Locke, as ações de uma pessoa são os melhores porta-vozes de seus pensamentos”, assinalou. 

Às autoridades que deixam suas funções, Caiado direcionou palavras de reconhecimento pelo empenho na atuação jurídica neste último biênio. Ele lembrou situações em que a parceria foi fundamental para vencer desafios. “Em um momento delicado, recorri ao Tribunal de Justiça, que fez um empréstimo pelo fundo que é específico do Tribunal. Nosso objetivo foi salvar as dívidas com os servidores que estavam com os salários de novembro e dezembro atrasados, [deixados pela gestão anterior]”, recordou-se. 

O governador também fez menção especial à Assembleia Legislativa, Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Ministério Público de Goiás (MP-GO), Defensoria Pública do Estado de Goiás, nas pessoas de seus respectivos líderes, Lissauer Vieira, Edson Ferrari, Joaquim de Castro, Aylton Vechi, Domilson Rabelo; e também ao ex-prefeito de Goiânia, Iris Rezende. Caiado frisou que nenhum órgão defendeu interesse próprio. Pelo contrário, todos “cortaram na carne”, o que garantiu governabilidade. “Seguiremos com a meta de construir resultados para o povo goiano, sem a vaidade de achar que o Executivo conseguiria, sozinho, transpor todas as dificuldades e trazer resultados positivos a 7,2 milhões de goianos que aqui vivem”, completou. 

Antes de ‘passar o bastão’ ao seu sucessor, Walter Carlos Lemes ressaltou que a comunicação se fez presente com todos os demais Poderes do Estado e que desenvolveu uma excelente relação com o governador. “Fiz do diálogo uma boa bússola. Trocamos experiências, fechamos parcerias e traçamos novos rumos”, registrou Lemes. “Como foi bom, senhor governador, testemunhar a largueza da sua visão para os problemas sociais”, acrescentou. Ao “novo condutor do destino do poder judiciário”, forma como se referiu a Carlos Alberto França, formulou voto de mandato profícuo e pontilhado de sucesso. 

Também foram empossados na solenidade o vice-presidente, Zacarias Neves Coelho, e o corregedor-geral, Nicomedes Domingos Borges. Eles assumem os cargos para o biênio de fevereiro de 2021 a fevereiro de 2023. A eleição dos novos dirigentes foi realizada em setembro de 2020. 

Ainda estiveram presentes no evento o vice-governador Lincoln Tejota; o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz; a conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Ivana Farina, que representou o presidente do CNJ, ministro Luiz Fux; o defensor público Geral do Estado, Domilson Rabelo; além dos presidentes Edson Ferrari (TCE) e Joaquim de Castro (TCM).

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Goiás
Veja também