Vila Nova atropela o Cuiabá e avança para a semifinal
Tigre, que havia perdido o primeiro jogo, venceu o Cuiabá e agora enfrenta o Brasiliense na semifinal | Foto: Douglas Monteiro/VNFC
Breno Modesto
O Vila Nova está classificado para as semifinais da Copa Verde. Jogando no Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, nesta segunda-feira (8/2), o Tigre bateu o Cuiabá por 3 a 0, revertendo o revés sofrido na ida e carimbando sua passagem à próxima fase do torneio regional. Os gols da partida foram marcados por Alan Mineiro, João Pedro e Maurinho.
Nas semis, o time comandado pelo técnico Márcio Fernandes enfrentará o Brasiliense, que eliminou o Atlético no último domingo (7). A CBF ainda deve confirmar, mas a tendência é de que o primeiro duelo seja já no sábado (13). Antes, na sexta-feira (12), o Colorado enfrentará o Jaraguá, pelas quartas do Goianão, fora de casa.
O jogo
Sob um forte calor de quase 30 graus, o jogo começou num ritmo lento, com as equipes não chegando tanto ao ataque. A primeira vez que o Vila Nova conseguiu chegar com perigo foi apenas aos 13 minutos. Depois de uma jogada individual de Maurinho, que limpou a marcação de Josiel e cruzou, Henan, livre, perdeu o domínio e a finalização. Seis minutos mais tarde, veio, de fato, uma chegada que assustou o goleiro João Carlos. O volante Dudu recebeu na intermediária, ajeitou e mandou a bomba. A bola passou muito perto da meta auriverde.
Se Dudu não conseguiu acertar o gol, o meia Alan Mineiro foi mais feliz em sua tentativa. O camisa 10 recebeu no meio, avançou, ajeitou para a perna boa e soltou o pé. Caprichosamente, a bola acertou a gaveta de João Carlos, que nada pode fazer para evitar que o placar fosse aberto no Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga.
O triunfo por apenas um tento de diferença levava a disputa da vaga para a marca da cal. Então, o Tigre tratou de buscar o resultado que lhe daria a classificação de forma direta. Aos 38, Alan Mineiro tocou para João Pedro, que levantou na área. Henan, marcado, não conseguiu cabecear com precisão e viu a bola subir muito.
Em busca de mais um, o Colorado passou a pressionar mais o Dourado. E a pressão surtiu efeito. No finzinho da primeira etapa, Alan Mineiro viu João Pedro entrando sozinho na área mato-grossense. A defesa visitante falhou e não conseguiu fazer o corte. Assim, o camisa 11 invadiu a pequena área e mandou no canto direiro de João Carlos.
No segundo tempo, o Vila Nova ficou ainda mais à vontade, tanto que, na primeira grande chegada do Cuiabá, que aconteceu apenas aos nove minutos, o atacante Elton recebeu de Felipe Marques e pegou muito mal na hora da finalização, desperdiçando a oportunidade. Se a situação pro time vilanovense já era boa, ela ficou ainda melhor. Aos 17, Maurinho recebeu um lindo passe de calcanhar, entrou na área verde tabelando com Alan Mineiro e fuzilou, mandando na saída de João Carlos. O quarto quase veio com Henan, que cabeceou sem força após receber um belo cruzamento de Pedro Bambu.
Ficha técnica
Vila Nova 3×0 Cuiabá
Data: 09 de fevereiro de 2021
Horário: 16h (de Brasília)
Local: Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, em Goiânia (GO)
Gols: Alan Mineiro (33’/1T), João Pedro (43’/1T) e Maurinho (17’/2T) – VIL
Árbitro: Rafael Martins Diniz (DF)
Assistentes: Leila Naiara Moreira da Cruz (FIFA/DF) e Renato Gomes Tolentino (DF)
Vila Nova: Fabrício; Pedro Bambu, Rafael Donato, Nilson Júnior e Willian Formiga; Yuri, Dudu, Alan Mineiro (Éder) e João Pedro (Kallyl); Maurinho (Matheus Porto) e Henan (Frontini). Técnico: Márcio Fernandes
Cuiabá: João Carlos; Josiel (Paim), Willian Barão, Anderson Conceição e Alexandre Melo (Bruninho); Pierini, Rafael Gava e Elvis (Rikelme); Maxwell (Gabriel Silva), Elton (Yan Roseno) e Felipe Marques. Técnico: Franco Muller