Atlético Goianiense confirma vaga na Copa Sul-Americana de 2021
Atlético-GO só entra em campo na segunda-feira, contra o Palmeiras, mas já confirmou a vaga | Foto: Heber Gomes
Felipe André
Mesmo sem entrar em campo, o Atlético Goianiense confirmou a vaga na Copa Sul-Americana de 2021. Matematicamente a equipe goiana não pode ficar atrás do 14º lugar, que é a última vaga para o torneio internacional da próxima temporada. O rubro-negro volta aos gramados nesta segunda-feira (22/2) contra o Palmeiras, no Allianz Parque, às 18h (horário de Brasília). Com a confirmação, o time de Marcelo Cabo deve poupar seus principais jogadores contra o Coritiba, na última rodada da Série A, para focar na decisão do Campeonato Goiano contra o Goianésia.
A confirmação da vaga atleticana aconteceu com a goleada do Bahia sobre o Vitória, por 4 a 0, no Castelão (CE). Com o resultado, a equipe baiana complicou a vida do Goiás, que entra em campo neste domingo (21/2), mas ajudou o Atlético Goianiense. A última, e única, vez que o Dragão participou da Sul-Americana foi em 2012, quando eliminou o Figueirense na primeira fase, mas caiu para a Universida Católica (CHI).
A Sul-Americana vai ter um novo formato em 2021 e não vai ser mais mata-mata desde o início, até para evitar que equipes de maior nome na América do Sul possa ser eliminado logo de cara. Agora será iniciado com uma fase de grupos, com quatro equipes, e apenas o campeão de cada grupo vai avançar. São seis partidas, três fora de casa, com isso o Atlético garante 900 mil doláres por participação (300 mil a cada partida como visitante, já que não recebe como mandante), algo em torno de R$ 4.8 milhões.