O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 26 de dezembro de 2024
PublicidadePublicidade
Combate a pandemia

Goiás abrirá mais 212 leitos de UTI com custeio do Ministério da Saúde

Os novos leitos reforçaram demanda de oito municípios do Estado; o objetivo é cuidar da saúde de todos e salvar vidas | Foto: Reprodução

Postado em 13 de março de 2021 por Augusto Sobrinho
Goiás abrirá mais 212 leitos de UTI com custeio do Ministério da Saúde
Os novos leitos reforçaram demanda de oito municípios do Estado; o objetivo é cuidar da saúde de todos e salvar vidas | Foto: Reprodução

Augusto Pereira

O Ministério da Saúde autorizou, nessa sexta-feira (12/03), a abertura de mais 212 leitos de Unidade de terapia intensiva (UTI) adulta para atendimento exclusivo aos pacientes graves com Covid-19 em Goiás. A  Portaria nº 431/2021 prevê o repasse mensal de R $10.176 milhões, retroativo à verba que não foi entregue em fevereiro de 2021.

A autorização federal de novos leitos de UTI Covid-19 vai reforçar a demanda de oito municípios goianos. A solicitação de custeio dos leitos é feita pelas secretarias estaduais e municipais de saúde através da plataforma do Sistema de Apoio e Implantação de Políticas da Saúde (SAIPS).

O processo de autorização observa a curva epidemiológica do coronavírus na região, a estrutura para manutenção e funcionamento da unidade intensiva e corpo clínico para atuação em UTI. Segundo o Ministério da Saúde, esses aspectos são importantes para garantir a estrutura necessária para o funcionamento dessas unidades.

“Os estados e municípios têm autonomia para criar e habilitar os leitos necessários, o Ministério da Saúde, em decorrência do atual cenário de emergência, disponibiliza recursos financeiros e auxílio técnico para o enfrentamento da doença. O objetivo é cuidar da saúde de todos e salvar vidas”, concluiu a nota técnica do Ministério da Saúde.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também