quarta-feira, 15 de abril de 2026
Mudanças

Após reformas pedagógicas UEG realizará eleições para reitoria

Com mudanças no Estatuto da Universidade, comunidade acadêmica poderá escolher novos nomes para cargos de reitor, diretor de Instituto e coordenador de curso | Foto: reprodução

Redaçãopor Redação em 14 de abril de 2021
Concurso da UEG terá 159 vagas para técnico-administrativos
Concurso da UEG terá 159 vagas para técnico-administrativos (Foto: reprodução)

Da redação

De acordo com o Governo de Goiás, após a conclusão da primeira fase das reformas administrativa, pedagógica e curricular, que aconteceram neste primeiro semestre, a Universidade Estadual de Goiás (UEG) deverá realizar eleições para a escolha da nova reitoria. O decreto que altera o Estatuto da Universidade Estadual de Goiás com relação à realização das eleições foi publicado na edição desta terça-feira (13/4) do suplemento do Diário Oficial do Estado.

O decreto, em seu parágrafo 2º, diz que as eleições acontecerão de quatro em quatro anos, no mês de junho, e a posse dos escolhidos ocorrerá no mês de agosto, com autorização para uma reeleição. Determina, ainda, que a comunidade acadêmica será consultada, por meio de convocação, para a escolha, no mês de junho, de reitor, diretor de instituto e coordenador de curso.

Para permitir que o processo eleitoral ocorra, o documento também revoga o Decreto estadual nº 9.767, de dezembro de 2020, e parte do Decreto nº 9.593, de janeiro de 2020. A decisão que definiu a data de realização das eleições foi tomada em reunião, realizada no início do mês de março, entre o titular da Secretaria-Geral da Governadoria (SGG), Adriano Rocha Lima, o reitor interino da UEG, Valter Gomes, e os membros da  Comissão de Interlocução da UEG. 

“Todo o trabalho que o Governo tinha de fazer para apoiar a Universidade foi concluído. Nós liberamos a Universidade para fazer eleições. O Conselho Universitário nos apresentou uma solicitação de alteração do estatuto da Universidade para permitir a realização das eleições no mês de junho e, com isso, pudemos publicar o decreto”, afirmou o secretário.

Uma portaria da reitoria interina da UEG, de 25 de março, definiu a composição da Comissão Eleitoral Central (CEC), com nove titulares e nove suplentes, com representantes dos docentes, discentes e técnicos-administrativos, das coordenações de câmpus, das diretorias de Instituto, da Reitoria, da Procuradoria Setorial e da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação. Desde então, a Comissão trabalha organizando o cronograma, o documento orientador e a convocação da comunidade universitária para as eleições.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.