Troca de comando

AGM acaba com prorrogação de mandato e terá novas eleições com atuais prefeitos na disputa

Atual diretoria é presidida pelo ex prefeito de Hidrolândia Paulo Sérgio de Rezende (Paulinho – PSDB)

Redaçãopor Redação em 30 de abril de 2021
Atual diretoria é presidida pelo ex-prefeito de Hidrolândia Paulo Sérgio de Rezende (Paulinho - PSDB) | Foto: Divulgação
Atual diretoria é presidida pelo ex-prefeito de Hidrolândia Paulo Sérgio de Rezende (Paulinho - PSDB) | Foto: Divulgação

Na manhã dessa quinta-feira (29), foi decidido, de forma virtual e via assembleia geral extraordinária da Associação Goiana de Municípios (AGM), que haverá novas eleições para os cargos de diretoria. A mudança ocorreu devido a discussão de um item do estatuto que trata da prorrogação do atual mandato.

No ano passado, diante da pandemia, ficou decidido pela prorrogação do mandato dos atuais diretores até fevereiro do ano que vem, que é presidia pelo ex-prefeito de Hidrolândia, Paulo Sérgio de Rezende (Paulinho – PSDB). No final da assembleia, ficou estabelecido que em aproximadamente um mês vão acontecer novas eleições. A convocação e a definição de uma data serão feitas em breve.

Outro ponto abordado foi sobre os cargos da diretoria serem ocupados atualmente por ex-prefeitos e não por atuais detentores de mandato, fato esse ocorrido decorrência da prorrogação. Em alguns estados brasileiros e na própria Confederação Nacional de Municípios (CNM), cargos diretivos de entidades que representam os municípios são ocupados por ex-prefeitos.

Mas em Goiás terá mudanças, e foi aprovado que não será possível que prefeitos permaneçam na presidência após o fim do mandato municipal. Com isso, vários prefeitos confirmaram suas pretensões de se candidatarem para disputar a presidência da AGM. Também houve a redução do tempo de mandato na associação, que passou de 3 para 2 anos.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.