O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 14 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Avanço da vacinação

Goiânia deve iniciar vacinação de pessoas com comorbidades nesta quarta-feira (5)

Imunização do grupo foi anunciada pelo secretário de municipal de saúde, Durval Pedroso.

Postado em 4 de maio de 2021 por Redação
Goiânia deve iniciar vacinação de pessoas com comorbidades nesta quarta-feira (5)
Imunização do grupo foi anunciada pelo secretário de municipal de saúde

Luan Monteiro

Goiânia inicia nesta quarta-feira (05/05), a imunização de pessoas com comorbidades. A adição do novo grupo nas prioridades de imunização foi anunciada pelo secretário municipal de saúde, Durval Pedroso, durante entrevista coletiva.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), disse, também, que com a chegada do primeiro lote de vacinas da Pfizer, e ampliação dos pontos de vacinação, a expectativa é finalizar a imunização de idosos acima de 60 anos até esta sexta-feira (07/05).

“Nós expandimos de 12 para 24 pontos de vacinação, e pretendemos, até o fim desta de semana, finalizar a vacinação de todas as pessoas com idade acima de 60 anos. Dentro da expectativa que nós temos das campanhas anteriores contra Influenza, bem como os dados demográficos que nós temos, seguimos em frente, e, paralelamente, já iniciaremos nesta quarta-feira a vacinar o grupo com comorbidade”, explicou Durval.

Durante a coletiva, Durval Pedroso explicou, também, os procedimentos necessários que as pessoas com comorbidade devem apresentar no ato de vacinação, relacionando algumas doenças definidas pelo Plano Nacional de Imunização, como hipertensão arterial severa e diabetes, entre outras.

Podem ser vacinadas, nessa primeira fase, pessoas acima de 18 anos com Síndrome de Down, gestantes e puérperas com comorbidade e pessoas com deficiência, caracterizada como permanente, desde que estejam cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), de 55 a 59 anos; e portadores de doenças renais crônicas em terapia de substituição renal (diálise) de 18 a 59 anos.

Conforme o Plano, a segunda fase terá início após a conclusão da primeira, com vacinas destinadas a pessoas com outras comorbidade definidas pelo Ministério da Saúde, de acordo com a faixa etária de maneira decrescente; pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no BPC; gestantes e puérperas, independente de condições pré-existentes.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também