Dez municípios já vacinam grupo com comorbidades
Estado recebeu mais 132.800 doses para 1ª aplicação nesta sexta-feira | Foto: Reprodução
Dez municípios goianos já começaram a vacinar contra a Covid-19 os grupos com comorbidades, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO). Segundo a pasta, as cidades estão informando à Secretaria de forma gradativa a finalização da vacinação das pessoas com mais de 60 anos de idade e trabalhadores da saúde, e em breve, o levantamento deverá ser divulgado pela pasta.
Nesta sexta-feira (07), chegaram ao Estado mais 132.800 doses de vacinas contra a Covid-19. A nova remessa, com imunizantes AstraZeneca, conforme anunciou o governador Ronaldo Caiado, será usada como primeira dose nas pessoas com comorbidades, que, em Goiânia, começaram a ser vacinadas na quarta-feira (05).
Até o momento, em todo o Estado, segundo dados da SES-GO, receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19, 976.105 pessoas. Já com relação à segunda dose, 501.851 pessoas receberam o reforço da imunização. Goiás já recebeu 2.066.830 doses de imunizantes, sendo 1.223.080 da CoronaVac, 826.200 da AstraZeneca e 17.550 da Pfizer, sendo que esta última chegou ao Estado na última terça-feira (04).
Novos Postos
Para agilizar a imunização dos grupos com comorbidades, a Prefeitura de Goiânia abriu ontem mais seis postos de vacinação. São escolas municipais onde será aplicada a vacina AstraZeneca/Fiocruz, que não precisa ser acondicionada em unidades de saúde como a Pfizer/BioNTec. O total de locais para atender esse público, previsto na Fase 1 da estratégia determinada no Plano Nacional de Imunização (PNI), passa de 12 para 18. No geral, serão 26 pontos de vacinação espalhados pela cidade.
A Secretaria de Saúde também prosseguiu com a aplicação da primeira e segunda doses em idosos ontem (06), para quem tem nomes com iniciais de J a M. Hoje (07), a imunização será para quem tem nomes com iniciais entre N a Z, além de trabalhadores da saúde. O agendamento pelo aplicativo Prefeitura 24 horas é necessário para trabalhadores da saúde e também para pessoas com comorbidades.
Para todas as pessoas, a documentação exigida inclui documentos pessoais (RG e CPF) e comprovante de endereço. Já para o grupo com comorbidades, é necessário apresentar também o formulário para vacinação do grupo das comorbidades, disponível no site da Prefeitura de Goiânia e na Secretaria Estadual de Saúde.
Na impossibilidade de preenchimento do formulário, vale laudo ou relatório médico emitido há menos de 12 meses. Gestantes ou puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto) precisam apresentar cópia e original de relatório médico ou prescrição médica da vacina com a indicação da comorbidade.
Locais
Na Capital, são locais de atendimento para pessoas com comorbidades, com agendamento: Upa Novo Mundo, Upa Chácara do Governador, CSF Residencial Itaipu, Ciams Novo Horizonte, Escola Municipal Francisco Matias,
CSF Boa Vista, CSF Novo Planalto, Escola Municipal Coronel José Viana, CSF Jd Guanabara I, Escola Municipal Pedro Costa de Medeiros, CSF São Francisco, CSF Vera Cruz II, UPA Jardim América, Escola Rotary Goiânia Oeste, CSF Leste Universitário, CS Cidade Jardim e Escola Municipal Santa Helena
Já as pessoas a partir de 60 anos, poderão se vacinar, sem agendamento, nos seguintes postos: Estádio Serra Dourada e Shopping Passeio das Águas, na modalidade drive-thru. Já na modalidade pedestres, acontecerá a vacina nos seguintes locais: Escola Municipal Francisco Matias, Escola Municipal Lions Clube Bandeirante, Escola Municipal Coronel José Viana, Escola Municipal Santa Helena. Curitiba, Escola Municipal Pedro Costa de Medeiros, Escola Rotary Goiânia Oeste, SESC Faiçalville e na Área I da PUC-GO.
Profissionais da saúde, mediante agendamento, poderão se vacinar nos postos para a aplicação da primeira dose: Shopping Cerrado, CSF Parque Santa Rita, CSF Ville D’France, CSF Recanto das Minas Gerais e Espaço Sinta-se Bem Unimed. Já a segunda dose, será aplicada no Espaço Sinta-se Bem Unimed. (Especial para O Hoje)