sábado, 29 de agosto de 2026
Responsabilidade

Corte determina julgamento de Airbus e Air France por acidente aéreo

Acidente ocorreu em 2009, em voo entre o Rio e Paris.

Redaçãopor em
Corte determina julgamento de Airbus e Air France por acidente aéreo
Acidente ocorreu em 2009

A Air France e a Airbus irão a julgamento por causa do acidente em um voo entre o Rio de Janeiro e Paris, em 2009, que matou 228 pessoas. A decisão foi tomada por um tribunal de apelações em Paris nesta quarta-feira (12/05).

A medida reverte uma decisão de 2019, de não apresentar acusações contra nenhuma das empresas em reação à tragédia, na qual os pilotos perderam o controle do Airbus A330 depois que o gelo bloqueou sensores da aeronave.

A Airbus e a Air France disseram hoje que planejam apelar da sentença em uma instância superior.

“A decisão do tribunal, que acaba de ser anunciada, não reflete de maneira nenhuma as conclusões da investigação”, disse a Airbus em comunicado divulgado por e-mail.

A Air France “insiste que não cometeu nenhum erro criminoso no cerne deste acidente trágico”, disse um porta-voz da companhia aérea, parte do grupo Air France-KLM.

O voo Air France AF447, do Rio de Janeiro a Paris, caiu no dia 1º de junho de 2009, matando todos a bordo.

Investigadores franceses descobriram que a tripulação não lidou corretamente com as leituras de perda de velocidade de sensores, bloqueados por gelo, e causou estol (perda de sustentação) ao manter o nariz da aeronave alto demais.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

nepal

TRAGÉDIA NO HIMALAIA

Nepal calcula até R$ 25,9 bilhões para reconstruir áreas destruídas por enchentes

Governo ainda calcula os prejuízos provocados pela avalanche de lama, pedras e gelo que atingiu o p...
Irã sinaliza abertura para negociar com os EUA, mas exige fim da pressão de Washington

Irã x EUA

Irã sinaliza abertura para negociar com os EUA, mas exige fim da pressão de Washington

Teerã condiciona retomada da diplomacia ao cumprimento de compromissos e ameaça manter Ormuz fecha...
Morre aos 34 anos rei de Uganda que assumiu o trono aos 3 anos

Oyo Nyimba

Morre aos 34 anos rei de Uganda que assumiu o trono aos 3 anos

Oyo Nyimba Kabamba Iguru Rukidi IV comandava o tradicional Reino de Tooro desde 1995; causa da morte...
Tragédia no Nepal deixa 584 mortos e mais de 1,9 mil desaparecidos

Nepal

Tragédia no Nepal deixa 584 mortos e mais de 1,9 mil desaparecidos

Avalanche provocada pelo colapso de uma geleira atingiu Nepal e Tibete; equipes de resgate enfrentam...
meta

Meta

UE pressiona Meta por limites ao uso de Facebook e Instagram por menores

Bloco europeu cobra medidas contra recursos considerados potencialmente viciantes após acordo da em...
ira

Execuções

Irã ultrapassa 500 execuções em 2026, diz ONG

ONG afirma que ao menos 511 pessoas foram executadas neste ano, incluindo manifestantes, mulheres e ...
Enchentes e deslizamentos deixam 362 mortos e mais de 1,4 mil desaparecidos entre Nepal e Tibete

Nepal

Enchentes e deslizamentos deixam 362 mortos e mais de 1,4 mil desaparecidos entre Nepal e Tibete

Desastre destruiu vilarejos, derrubou pontes e atingiu áreas turísticas; autoridades mantêm busca...
eua

EUA x Irã

Irã desafia pressão dos EUA e endurece disputa pelo Estreito de Ormuz

Presidente Masoud Pezeshkian afirma que novas sanções não vão mudar a posição de Teerã; país...