Após a suspensão devido a pandemia, operação Balada Responsável volta com mudanças
O foco será maior na parte educativa, mas a parte de fiscalização continua
O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), anunciou que a partir das 21h desta terça-feira (18/05), voltará a realizar blitz da Balada Responsável. A fiscalização retorna com mudanças após a suspensão devido as medidas de isolamento em decorrência da disseminação do novo coronavírus.
A retomada será com novidades onde as blitzes terão foco educativo com visualização de placas, diálogos e também entrega de folders. A parti de fiscalização será apenas quando o motorista apresentar sinais notórios de embriaguez ou atitude suspeita. As ações serão desenvolvidas pelas Gerências de Educação de Trânsito e de Fiscalização do Detran-GO.
Os procedimentos operacionais também serão alterados. As mesas dos servidores terão um distanciamento maior, e os motoristas não descerão do veículo para ter os documentos checados. Os policiais militares utilizarão o smartphone próprio para a leitura de códigos QR code do veículo ou para visualização no sistema dos dados sem ter de pegar o documento físico.
Caso seja detectada alguma irregularidade ou o condutor apresente sinais de embriaguez, ele será convidado a descer do veículo para fazer o teste do bafômetro. O etilômetro utilizado pelo Detran-GO possui bocal descartável com a tecnologia “one way”, o que elimina o risco de contaminação. Esse modelo não deixa o ar retornar ao bocal, evitando que o condutor aspire qualquer partícula presente no aparelho, que será higienizado a cada teste.