Dia Internacional dos Museus: tours virtuais celebram data em tempos de isolamento
O passeio virtual através do Instagram permite ver os museus do Estado e conhecer a rica história que cada unidade abriga
Diante do cenário e das circunstâncias de pandemia em que o mundo vive, a Prefeitura precisou reorganizar os eventos do calendário cultural, bem como suspender as visitações aos museus. O plano de gestão da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) está elaborando a criação de uma plataforma digital no site da Prefeitura com tour virtual pelo Museu de Arte de Goiânia (MAG) e também pelo Museu Muni Frei Confaloni.
“O Museu Frei Confaloni já pode ser visitado também pelas DigitalLab lançado no último sábado com a parceria da UFG com a Secult. E, nós, vamos disponibilizar em breve também nas plataformas oficiais da prefeitura, o mesmo tipo de serviço para os dois, com fotos de vídeos de todo o nosso acervo”, afirma o secretário municipal de Cultura, Zander Fábio.
Atualmente, o MAG sedia a exposição online de Suyan de Mattos: “A Mulher Forte Arrancou a Dor e a Aprisionou Numa Caixa”; a exposição “Sala Compacta do MAG”; e “Caminhos e Veredas”, de Elder Rocha Lima, além de exposições físicas e virtuais do acervo do MAG de Atílio Correia Lima, Paulo Humberto Almeida e Paulo Fogaça, que podem ser vistas através do Instagram @museudeartedegoiania ou no site.
Dividido entre a Galeria Luiz Curado, com exposições temporárias, e uma galeria permanente com obras de Confaloni, o Museu Muni Frei Confaloni retrata diversas épocas, que ilustram a trajetória do artista pelo modernismo e como o movimento foi inserido nas artes visuais de Goiás. Virtualmente, pode ser visitado pela plataforma Issuu ou pelas redes sociais @museufreiconfaloni.
De acordo com o secretário Zander, a reabertura dos museus está sendo analisada pela gestão juntamente com o Prefeito Rogério Cruz.
Victoria Lacerda