Confira como estão os casos, óbitos e vacinação contra Covid-19 nas maiores cidades de Goiás
Aparecida de Goiânia aparece como cidade com maior taxa de letalidade e um dos menores percentuais de vacinação. Veja como está Goiânia, Anápolis, Rio Verde e outras
De acordo com dados do Ministério da Saúde, a pandemia da Covid-19, até esta quarta-feira (19/05), já infectou mais de 15,7 milhões de pessoas e ocasionou mais de 439 mil óbitos desde o início em todo o Brasil. A taxa de mortalidade pela doença está em 2,8% e o valor desse indicador é o mesmo em Goiás. Já em número de casos confirmados, o Estado está em 585.544. Na questão de vacinação, o estado já atingiu a taxa de 24,8% de habitantes vacinados com a primeira ou segunda dose, número próximo da média nacional que é de 25%.
Inclusive, nesta terça-feira (19), data que completou os 4 meses das primeiras pessoas vacinadas contra a Covid-19 em Goiás, o Estado também ultrapassou as 586.911 pessoas vacinadas, ultrapassando o número de infectados pela doença desde o início da pandemia. A informação é da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO).
Além disso, levantamento realizado pela SES-GO apurou nesta quarta, referente à primeira dose, foram aplicadas 1.206.586 doses das vacinas contra a Covid-19 em todo o Estado. Em relação à segunda dose, foram vacinadas 590.473 pessoas. Esses dados são preliminares e coletados no site Localiza SUS do Ministério da Saúde.
Veja, agora, a situação nos oito maiores municípios goianos:
Goiânia
Por ser a cidade mais populosa do estado, a capital lidera o número de infectados e mortes pela doença com 142.721 e 4.687, respectivamente. A taxa de mortalidade está em 3%, a quinta entre as maiores cidades do estado. A taxa de vacinados por habitantes está em 22,8% da população.
Aparecida de Goiânia
A segunda maior cidade do estado lidera o ranking da taxa de mortalidade que está em 5,1%. Em número de casos confirmados e óbitos pela Covid-19, é a segunda maior perdendo apenas para Goiânia, e apresenta 64.489 e 1.229, respectivamente. A taxa de vacinados por habitantes é de 17,7%.
Anápolis
Em número de casos e óbitos, a terceira maior cidade de Goiás também ocupa a mesma posição no número de casos e óbitos. Já são 37.533 casos e 1.165 óbitos. O município possui a quarta maior taxa de mortalidade que está em 3.1%. A taxa de vacinados por habitantes é de 18,9%, a terceira maior entre as demais.
Rio Verde
A cidade possui a segunda menor taxa de mortalidade entre os demais municípios e atualmente está em torno de 2.2%. Em número de mortes, a cidade registrou 522. Sobre os casos de infecção, já foram confirmados 22.922. A taxa de vacinados por habitantes é de 17,6%.
Águas Lindas
A maior cidade do entorno do Distrito Federal, o município é o que possui menos casos e óbitos entre as demais maiores no estado. O total de casos é de 6482 e óbitos 243. Porém a taxa de mortalidade é a terceira maior, onde está em 3.7%. A taxa de vacinados por habitantes é a menor entre as demais, onde apenas 6,1% da população foram vacinados.
Luziânia
O município se destaca por apresentar a menor taxa de mortalidade entre os outros maiores, com apenas 1,7%. Porém a cidade é a maior em número de casos e óbitos comparado as outras duas maiores do entorno, onde já atingiu 19.964 e 344, respectivamente. A taxa de vacinados por habitantes de 9,3%.
Valparaíso
Com a terceira menor taxa de mortalidade em torno de 2,5%, a cidade fica atrás de Luziânia em comparação a Águas Lindas em número de casos e óbitos. O município já registrou 11.384 e 293, respectivamente. A taxa de vacinados por habitantes é de 7%, a segunda menor entre as demais.
Trindade
A cidade que está na Região Metropolitana se destaca entre as demais em relação a taxa de vacinados por habitante, que está em 24%. O município apresenta 8.040 casos confirmados e 334 óbitos desde o início da pandemia. A taxa de mortalidade é a segunda maior entre as outras oito cidades, que é de 4,1%.
Colaborou Alice Mariel