Concurso da Polícia Federal pode ser adiado. Advogado explica sobre Ação Civil Pública
Advogado especialista em direito dos concursos e servidores públicos, explica os direitos envolvendo candidatos
Em meio à polêmica que envolve as provas objetivas do concurso da Polícia Federal (PF), a realização dos exames do concurso PF seguem confirmados para o dia 23 de maio de 2021. Entretanto, um pedido de suspensão foi enviado para análise da Justiça Federal por meio de Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público Federal.
Além disso, os defensores nacionais dos direitos humanos da Defensoria Pública da União (DPU) ainda analisam a possibilidade de solicitarem a suspensão das provas à justiça federal. O que aumentaria a pressão pelo cancelamento. Mas a Defensoria Pública optou por não intervir.
O advogado especialista em direito dos concursos e servidores públicos Agnaldo Bastos, explica sobre os direitos envolvendo candidatos de concursos públicos, mesmo que exista um justo fundamento para ocorrer a aplicação das provas, essas mudanças em cima da hora pegam os candidatos de surpresa, além de gerar apreensão e ansiedade.
Devido a isso, o candidato que se sentir injustiçado pode requerer a anulação da prova do concurso de forma preventiva ou mesmo depois de acontecer, afirmou o advogado.