O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 25 de dezembro de 2024
Ajuda

Governador anuncia que Goiás poderá distribuir vacina da Sinopharm para Ministério da Saúde

Aquisição do imunizante está prevista para agosto

Postado em 21 de maio de 2021 por Redação
Governador anuncia que Goiás poderá distribuir vacina da Sinopharm para Ministério da Saúde
Aquisição do imunizante está prevista para agosto | Foto: Reprodução

O governador Ronaldo Caiado (Democratas), anunciou que a Iquego poderá distribuir as vacinas da chinesa Sinopharm para o Brasil, caso sejam adquiridas, a partir de agosto. “O ministro e a equipe se mostraram empolgados com nossa sugestão”, escreveu o governador. Com isso, Goiás poderá adquirir as vacinas e repassaria as doses ao Ministério da Saúde para compor o Plano Nacional de Vacinação.

“A projeção é de que a venda começa em agosto. Sendo assim, o governo tendo interesse de adquirir, o ministério não poderá fazer a aquisição direta. Como existe um interesse do nosso instituto específico e estadual, ele (Iquego) poderá adquirir e repassar ao plano nacional de vacinação” explicou o governador em entrevista coletiva.

Esta vacina, segundo o Governador, terá de ter reforço anualmente. Com Goiás sendo um polo de distribuição, a Iquego poderá realizar pesquisas. “Como é uma vacina que temos que tomar todos os anos, a Iquego poderá ser um braço do ministério para fazer o envasamento de vacinas e depois evoluir na fase de pesquisas”, detalhou.

Entre os temas abordados, a expectativa é de que seja definido nesta sexta a questão da vacinação dos professores. “A vacinação dos professores deve ser discutida, aprovada e incluída no Plano Nacional de Imunização, sexta (21/5), pelo secretários de Saúde dos Estados e Municípios, em reunião do Conass e Conasems. 15% a 20% das 1as doses para os professores”, contou.

Com a aprovação, segundo Caiado, a expectativa de que as doses destinadas ao profissionais em todo o país comecem a ser distribuídas ainda hoje. Sobre o retorno as aulas presenciais, a previsão é de que seja para o segundo semestre deste ano. “Acredito que no final de julho e começo de agosto vamos ter condições de retornar às aulas”, finaliza.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também