Com gol de Zé Roberto, Atlético-GO vence o Corinthians na estreia da Série A
O Atlético Goianiense começou com o pé direito na Série A. O rubro-negro venceu o Corinthians, fora de casa, por 1 a 0 na noite deste domingo (30/5), na primeira rodada da elite do futebol brasileiro. O único gol foi marcado por Zé Roberto. O duelo aconteceu na Neo Química Arena, em São Paulo-SP e […]
O Atlético Goianiense começou com o pé direito na Série A. O rubro-negro venceu o Corinthians, fora de casa, por 1 a 0 na noite deste domingo (30/5), na primeira rodada da elite do futebol brasileiro. O único gol foi marcado por Zé Roberto. O duelo aconteceu na Neo Química Arena, em São Paulo-SP e foi também a primeira partida de Eduardo Barroca a frente dos goianos neste ano e de Sylvinho no comando dos paulistas.
Os dois clubes entraram em campo com novos treinadores. Sylvinho que marcou o nome na história do Corinthians como jogador, agora dando os primeiros passos como treinador do time paulista e com o apoio da torcida. Já Eduardo Barroca, começando sua segunda passagem após concretizar o acesso para a primeira divisão em 2019, mas a maneira em que deixou os goianos virou motivo de protesto nas redes sociais por parte da torcida.
Dentro de campo, duas equipes dispostas a impressionar o treinador com uma forte intensidade na marcação. O Atlético-GO fez bem o papel e com a marcação em linha alta, que se tornou ponto forte do clube nas últimas temporadas, incomodou e atrapalhou a saída de bola do time mandante, que sem muito recurso técnico, errou diversos passes no campo defensivo.
O rubro-negro chegou a balançar as redes, quando em uma rápida troca de passes, Zé Roberto deixou de letra para Marlon, o meia encontrou João Paulo que só tirou de Cássio. Apesar do gol, o impedimento foi assinalado pelo assistente e revisado pelo VAR, que comprovou posição ilegal. Apesar disso, ainda nos 45 minutos iniciais, os visitantes repetiram a estratégia, mas desta vez foi o camisa 10 que buscou o “Zé do Gol” com uma tabela que resultou na finalização do camisa 9 na entrada da pequena área. Foi o nono gol em 16 partidas do atacante.
Mesmo atuando em casa, o Corinthians teve apenas uma chance concreta de gol na primeira etapa. Ramiro lançou e encontrou Mateus Vital, dentro da grande área atleticana, o meia então finalizou de primeira e parou na grande defesa de Fernando Miguel. O camisa 1 atleticano ainda apareceu minutos depois, com outra defesa, desta vez após finalização de Lucas Piton.
A segunda etapa voltou com mais vigor físico, que resultou em cartões amarelos para ambos os lados. O Corinthians se lançou para o ataque e Sylvinho abriu mão de um volante para a entrada de Araos, para ajudar na criação. Apesar das tentativas, os mandantes contaram com uma “ajudinha” de Natanael, que aplicou um carrinho totalmente errado e derrubou Gustavo Silva na área. Mateus Vital cobrou o pênalti e parou em Fernando Miguel, no rebote, o meia tentou ajeitar a bola e na hora de empatar, o goleiro atleticano fez outra grande defesa e evitou o gol.
O Atlético baixou a linha de marcação e buscou o espaço na transição. Apesar disso, “a temperatura” do jogo se elevou ainda mais. Cartões foram mostrados após confusões entre Fernando Miguel, Araos, Nathan e Luan. O rubro-negro concentrou as atenções no sistema defensivo e conseguiu segurar a vitória fora de casa.
Na próxima rodada, o Atlético Goianiense vai receber o São Paulo, no sábado (5), às 19h (horário de Brasília), no estádio Antônio Accioly. O Corinthians, por sua vez, vai jogar em Minas Gerais, contra o América-MG no dia seguinte, às 16h, na Arena Independência. No meio da semana, na quarta (2), o rubro-negro e o alvinegro paulista voltam a se enfrentar, mas pela Copa do Brasil, novamente na Neo Química Arena, às 21h30.
FICHA TÉCNICA
Corinthians 0x1 Atlético-GO
Data: 30 de maio, 2021
Horário: 18h15 (de Brasília)
Local: Neo Química Arena, em São Paulo-SP
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima (MG)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (Fifa/MG) e Frederico Soares Vilarinho (MG)
VAR: Emerson de Almeida Ferreira (MG)
Gol: Zé Roberto (ACG)
Corinthians: Cássio; Fagner, Raul Gustavo, Gil e Lucas Piton; Camacho (Adson), Roni (Araos) e Ramiro; Mateus Vital (Cantillo), Luan (Jô) e Gustavo Silva. Técnico: Sylvinho
Atlético-GO: Fernando Miguel; Dudu, Nathan, Éder e Igor Carius; Willian Maranhão, Marlon Freitas e João Paulo (Gabriel Baralhas); Ronald (Arnaldo), Natanael e Zé Roberto (Lucão). Técnico: Eduardo Barroca