Aluno tenta impedir realização de prova com bomba no banheiro da faculdade
Peritos declararam que o dispositivo teria efeitos análogos aos da dinamite.
Para evitar que uma prova fosse aplicada em uma universidade particular do Distrito Federal (DF), um aluno do curso de Fisioterapia instalou uma bomba caseira no banheiro da instituição, informou a Polícia Cívil (PC). O artefato foi encontrado no dia 23 de abril, e a operação foi realizada nesta quarta-feira (02/06).
Após instalar o dispositivo dentro da Universidade Paulista (Unip), o próprio aluno teria alertado funcionários sobre o perigo, a fim de criar perturbação e impedir que o exame fosse aplicado naquele dia. Apesar de o estudante conseguir incitar o tumulto, a prova seguiu o calendário e foi transferida para outro prédio, sem interferir na atividade.
Dois mandados de busca e apreensão foram cumprios por agentes da Coordenação de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Corpatri) contra o suspeito. Com ele, foram apreendidos materiais de metalurgia que costumam ser utilizados para fabricação de artefatos explosivos artesanais, além do seu celular.
De acordo com os peritos criminais, “o material trazia risco à integridade física e ao patrimônio, pois a explosão produziria fragmentação de objetos próximos, projeção de material com potencial lesivo e ondas de pressão, calor e de choque, entre outros efeitos danosos. Dessa forma, a explosão teria efeitos análogos aos da dinamite”.