quinta-feira, 8 de outubro de 2026
Covid-

CPI nega depoimento remoto a Carlos Wizard e ameaça pedir condução coercitiva

Wizard teria participado do chamado “gabinete paralelo”, em que suspostamente aconselharia o presidente Jair Bolsonaro durante a pandemia.

Alice Orthpor em
CPI nega depoimento remoto a Carlos Wizard e ameaça pedir condução coercitiva
Wizard teria participado do chamado "gabinete paralelo"

O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, senador Omar Aziz (PSD-AM), informou nesta terça-feira (15) que o pedido de depoimento remoto do empresário Carlos Wizard foi oficialmente negado. Caso não compareça à comissão sem justificativa, Aziz disse que pode pedir sua a condução coercitiva.

“Esclareço que aqueles que forem regularmente intimados e se negarem a comparecer para depor perante esta CPI terão a sua intimação solicitada ao juiz criminal da localidade em que residam ou se encontrem, nos termos dos artigos 218 e 219 do Código de Processo Penal”, explicou o parlamentar. “Se o ‘seu’ Carlos Wizard não comparecer na quinta, iremos tomar as devidas providências em relação ao que eu li há pouco”.

Seu depoimento é requisitado devido à desconfiança da CPI de que Wizard tenha participado do chamado “gabinete paralelo”, em que suspostamente aconselharia o presidente Jair Bolsonaro durante a pandemia sem ter ligação oficial com o governo.

Segundo os advogados do empresário, ele está impossibilitado de comparecer à CPI por estar nos Estados Unidos desde o dia 30 de março, pois está “acompanhando tratamento médico de familiar”. Se ele voltar ao Brasil, pode ser impedido de entrar novamente nos EUA pelas barreiras sanitárias impostas durante a pandemia.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
CPI da Covid-19

Veja também

Flávio Bolsonaro

Eleições 2026

Flávio Bolsonaro articula apoio de diretórios do MDB no segundo turno

Senador conversa com Baleia Rossi e busca reunir pelo menos 17 dos 27 diretórios estaduais da legen...
Moraes e Eduardo

Mandado de prisão

Moraes determina prisão de Eduardo Bolsonaro e início do cumprimento da pena

Ex-deputado foi condenado a 4 anos e 2 meses, em regime inicial semiaberto, por coação no curso do...
Maria de Lourdes Abadia declara apoio a Celina Leão: “Ela vai cuidar do DF”

POLÍTICA

Maria de Lourdes Abadia declara apoio a Celina Leão: “Ela vai cuidar do DF”

Ex-governadora declarou apoio à candidata ao GDF nesta quinta-feira (8) e destacou compromissos com...
votação

ELEIÇÕES 2026

Perdeu a votação? Veja como justificar ausência nas eleições

Eleitor que não votou no primeiro turno tem até 3 de dezembro para justificar a ausência sem paga...
Professor Alcides

FIM DA CARREIRA

Professor Alcides encerra carreira política após não se reeleger

Deputado comunicou a assessores que encerrará a parceria em 31 de dezembro e pretende voltar à doc...
Aliados de Flávio admitem negociação com Moraes

"Gesto concreto"

Aliados de Flávio admitem negociação com Moraes

Grupo próximo ao candidato vê espaço para recuo no impeachment se ministro fizer "gestos" antes d...
celina leão

ELEIÇÕES 2026 | GDF

Celina Leão eleva tom contra Grass e critica PT antes do 2º turno no DF

Governadora voltou a questionar declarações do adversário sobre o BRB, obras e serviços público...
TSE anula votos de Garotinho e Douglas Ruas será eleito no Rio

eleições 2026

TSE anula votos de Garotinho e Douglas Ruas será eleito no Rio

Decisão por 5 a 2 muda resultado do último domingo (4) e evita 2º turno no Estado