O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 27 de dezembro de 2024
PublicidadePublicidade
Esmera de Goiás

Projeto Cerveja de Mandioca será ampliado e agricultores poderão vender produção para Ambev

O programa foi lançado por Goiás em 2020 e já beneficiou mais de mil pequenos agricultores familiares, colhedores e fretistas

Postado em 17 de junho de 2021 por Redação
Projeto Cerveja de Mandioca será ampliado e agricultores poderão vender produção para Ambev
O programa foi lançado por Goiás em 2020 e já beneficiou mais de mil pequenos agricultores familiares

Em solenidade realizada no Sindicato Rural de Porangatu nesta quinta-feira (17/6), o governador Ronaldo Caiado (DEM) anunciou a atualização e ampliação do Projeto Cerveja de Mandioca. Presente em 24 municípios, o programa foi lançado por Goiás em 2020 e já beneficiou mais de mil pessoas, entre elas, pequenos agricultores familiares, colhedores e fretistas.

Até o momento, foram adquiridas mandiocas de produtores que residem em Cavalcante, Flores de Goiás, Posse, Buritinópolis, Itaberaí, Monte Alegre, Formosa, Paranaiguara, Caçu, Bela Vista, Sítio D’abadia, Damianópolis, Campos Belos, Nova Crixás, Araguapaz, Niquelândia, Ipameri, Colinas do Sul, Itaguaçu, Mundo Novo, Uirapuru, Guarani de Goiás e Minaçu, além de Porangatu. Também foram comercializadas produções dos assentamentos de Gameleira, Nova Grécia, Rio Bonito, Che, José Marti, Santa Marta, Angico; do quilombo em Vão das Almas; e de cooperativas em Minaçu e Uirapuru.

“Tudo isso acontece dentro de uma parceria de trabalho. Hoje em Porangatu, nós temos um contrato da Ambev com o pequeno agricultor, para que ele possa vender a mandioca para a cervejaria”, afirmou Caiado. Segundo ele, a iniciativa visa reduzir as desigualdades sociais e promover o avanço econômico em todas as regiões do Estado ao conectar produtores rurais e compradores.

A empresa já adquiriu 1.202 toneladas do produto, de produtores rurais de 24 municípios goianos. A expectativa é de que sejam comercializadas 7 mil toneladas de mandioca, ainda em 2021, para a produção da cerveja. “Precisamos voltar os olhos para a pessoa. Se não levarmos qualidade de vida para o cidadão, o governo não está bom”, reforçou o governador.

Durante discurso, o vice-governador Lincoln Tejota frisou que, desde o início da gestão Caiado, o Governo de Goiás trabalha para transformar todo o Estado. “Estamos atacando os problemas que mais afligem nossa população, trazendo recurso para quem não tem”, disse. “Quero manifestar minha alegria de saber que estamos realizando uma gestão transformadora nas regiões que mais precisam”, pontuou.

A Prefeita de Porangatu, Vanuza Valadares, também manifestou satisfação com o projeto e a presença do governador no município. “Representa seu compromisso com nossa cidade. O senhor vem cumprindo com a sua palavra”, anunciou.

Presentes na solenidade, representantes da Ambev salientaram a relevância do projeto para a empresa. “A gente busca agricultores familiares, principalmente, aqueles que não têm como comercializar o produto, que estão em regiões mais afastadas, onde não existe comércio na região”, reforçou Fábio Alexandre, especialista Agro da Ambev. “A gente trabalha com sonhos e o nosso sonho é unir as pessoas por um mundo melhor”, declarou o gerente de Agro da Ambev Brasil, Vitor Monteiro.

O projeto é desenvolvido pela Secretaria de Estado da Retomada (SER), em parceria com a Secretaria de Estado da de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) e Gabinete de Políticas Sociais (GPS). A iniciativa conta ainda com o apoio da GoiásFomento, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Goiás (Sebrae Goiás) e da Prefeitura de Porangatu.

Desenvolvimento regional

Segundo o secretário de Estado da Retomada, César Moura, o programa gera renda, dignidade e desenvolvimento econômico local. “Os primeiros números do balanço parcial do Projeto da Cerveja Regional de Mandioca demonstram que estamos no caminho certo, mas também indicam que temos muito a conquistar. Nosso principal desafio agora é ter pelo menos um agricultor familiar de cada município goiano fornecendo mandioca para produção de cerveja”, comentou.

Já o titular de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Tiago Mendonça, destacou que o Governo de Goiás tem trabalhado em políticas públicas que beneficiam os pequenos produtores goianos e o projeto Cerveja de Mandioca é uma das iniciativas que traz resultados positivos no Estado. “Inicialmente efetivada no Nordeste goiano, a ação foi expandida para todo o Estado. Estamos, juntamente com nossa jurisdicionada Emater, trabalhando para levar melhorias em pesquisa, capacitação e apoio técnico aos agricultores familiares”, afirmou.

O titular da Seapa explica que, com isso, será possível ampliar a produção e a comercialização da mandioca para a produção da cerveja. “Será uma forma de estimular a geração de renda por essas famílias e levar desenvolvimento às regiões atendidas, especialmente as mais vulneráveis, fortalecendo a agricultura familiar em Goiás”, enfatizou Tiago Mendonça.

Da mesma forma, o titular da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), José Vitti, realçou o propósito econômico e social do projeto. “Porangatu hoje recebe os carros chefes desse governo, os programas que estão realmente fomentando a nossa economia, trazendo, às famílias que mais precisam e estão em situação de vulnerabilidade, um braço amigo”, disse.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também