O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 3 de janeiro de 2025
Coleta Seletiva

Goiânia construirá usina de processamento e irá implantar a regionalização de 4 pontos da capital

Alex Gama, presidente da Comurg, anunciou as novas medidas adotadas pela coletiva seletiva no programa Prefeitura Digital

Postado em 21 de junho de 2021 por Redação
Goiânia construirá usina de processamento e irá implantar a regionalização de 4 pontos da capital
Alex Gama

Em entrevista ao programa Prefeitura Digital nesta segunda-feira (21/6), o presidente da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), Alex Gama, anunciou novas medidas a serem implantadas na Coleta Seletiva de Goiânia. De acordo com ele, está em andamento um plano de resíduos sólidos de recicláveis que será ampliado e deve ser referência no Brasil.

“Vamos implantar a regionalização de 4 pontos na cidade, com capacidade para recebimento de 400 toneladas por dia. Também vamos montar usina de processamento em um distrito industrial”, conta Alex. Para o presidente, o tema abordado no programa “Coleta Seletiva e o Trabalho das Cooperativas de Reciclagem” é relevante por se tratar de cuidado ambiental e social.

Atualmente, a Comurg atende com a coleta seletiva todos os bairros da capital por meio de 16 veículos baús. O projeto beneficia 400 famílias de 14 cooperativas envolvidas no processo. Ao todo, a companhia coleta cerca de 2,5 mil toneladas por mês de recicláveis, 35 mil toneladas de orgânicos e 40 mil toneladas de entulhos de construção civil.

Segundo o presidente, apenas 6% vão para as cooperativas e 2% são rejeitos. “Até julho vamos lançar edital para primeira unidade de usina. Também há um programa de pesquisa para desenvolvimento de aproveitamento energético. Vamos receber recicláveis do Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso Sul que serão processados em Goiânia.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também