Covid-19 impulsiona EUA a investir US$3,2 bilhões no desenvolvimento de antivirais
Com a ação, o governo espera desenvolver medicamentos de via oral que possam ser oferecidos a pacientes em estágio inicial da doença.
O Departamento de Saúde e Serviços Humanos (HHS) dos Estados Unidos anunciou na última quinta-feira (17/06) o Programa Antiviral para Pandemias. Com a ação, o governo espera desenvolver medicamentos de via oral que possam ser oferecidos a pacientes em estágio inicial da Covid-19.
A iniciativa receberá um investimento de US$3,2 bilhões na iniciativa, e espera ter resultados até o final desde ano. Com a experiência, é possível que remédios para outros vírus que podem surgir eventualmente sejam criados ainda mais rápido, e evitar as fatalidades de uma nova pandemia.
Mesmo mais caros, ineficazes e menos comuns do que os antibióticos, os antivirais já são realidade no tratamento de doenças como a hepatite C, por exemplo. O Sofosbuvir, que trata da enfermidade, foi lançado em 2013 eleito pela revista Forbes o fármaco mais importante daquele ano. Casos mais graves de gripe também ser tratados com Oseltamivir, que se tornou conhecido pela marca Tamiflu.
O programa também pretende testar medicamentos já existentes que possam ser utilizados para tratar doenças virais.