A força e a importância do Terceiro Setor
Confira o artigo, desta sexta-feira (25/06), por Thiago Albernaz
Este ano comemoraremos o primeiro Dia Estadual do Terceiro Setor em Goiás, 31 de julho, instituído por Lei em novembro de 2020, lei de nossa autoria. O Terceiro Setor são as organizações privadas sem fins lucrativos que prestam serviços sociais, voluntários e recíprocos, e que se diferenciam do Estado (primeiro setor) e das empresas privadas com fins lucrativos (segundo setor). O papel do Terceiro Setor na vida social, na construção de outro futuro possível e inclusive na economia do nosso país é cada vez mais importante.
Em 2018 o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) desenvolveu o Mapa das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) brasileiras e trouxe números impressionantes. Cerca de 12 milhões de brasileiros estão envolvidos de algum modo com o Terceiro Setor, dos quais 2,9 milhões são empregados por ele. São cerca de 820.400 OSCs no Brasil, das quais 83% contam exclusivamente com trabalho voluntário. Dados mais antigos do IBGE, de 2007, mostram uma participação de 1,4% de participação no PIB brasileiro gerado pelo Terceiro Setor, o que é bastante significativo.
Mas muito mais que esses dados, o Terceiro Setor é lugar de atuação e organização direta da sociedade civil. Um exemplo extraordinário disso vimos com os próprios olhos durante a pandemia que estamos atravessando. Para termos uma ideia, entre março e dezembro do ano passado, os brasileiros doaram mais de R$ 6,5 bilhões para ajudar no combate à pandemia e as mazelas sociais por ela geradas, como desemprego, fome e perda de renda, de acordo com dados Monitor de Doações, da Associação Brasileira dos Captadores de Recursos (ABCR). É um número realmente impressionante e nunca antes visto em nosso país.Isso mostra a força da organização da sociedade civil, a força da solidariedade entre nós. Podemos dizer sem nenhum medo de errar que milhões de vidas foram salvas da fome e da desnutrição pela solidariedade ativa dos brasileiros.
Essa realidade nos coloca um imenso desafio pela frente, precisamos fomentar, dar visibilidade e apoio público para que o Terceiro Setor cresça cada vez mais, que aponte um caminho para o desenvolvimento do nosso país nas áreas de assistência social, educação, saúde e meio ambiente e criando uma mobilização permanente da sociedade civil. O Terceiro Setor é o tripé social por excelência entre o Estado e a iniciativa privada e sustenta uma sociedade com vistas a um futuro mais próspero para todos.
É com esse intuito que esperamos ter um grande Seminário nesse dia 29, no qual receberemos grandes nomes do Terceiro Setor em Goiás, como Maria Joaquina de Jesus, Aguinaldo Lima e Sabrina Garcez. Esperamos que seja um marco nos trabalhos Frente Parlamentar do Terceiro Setor.