O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 9 de janeiro de 2025
PublicidadePublicidade
Orgulho

Exposição em Goiânia coloca em pauta discussão sobre violência contra pessoas LGBTQIA+

‘Diversidade em Cores’ foi inaugurada durante o mês do Orgulho LGBTQIA+ e segue exposta até julho no Shopping Bougainville

Postado em 1 de julho de 2021 por Redação
Exposição em Goiânia coloca em pauta discussão sobre violência contra pessoas LGBTQIA+
'Diversidade em Cores' foi inaugurada durante o mês do Orgulho LGBTQIA+ e segue exposta até julho no Shopping Bougainville | Foto: reprodução

Celebrando o Orgulho LGBTQIA+, o Shopping Bougainville expõe o projeto ‘Diversidade em Cores’ da loja Inhaí? Look & Fashion. As obras foram realizadas em parceria com o artista plástico, Hector Angelo e o coreógrafo e bailarino, Rodrigo Aguiar. A ação foi inagurado em comemoração ao mês do Orgulho LGBTQIA+ que acontece em junho e permanecerá exposto até julho.

A mostra surgiu a partir de um convite feito por Rodrigo, para que o artista goiano Hector desenvolvesse os figurinos de um vídeo ativista, intitulado Amor e Cor. “As peças são um convite divertido e lúdico a refletir sobre a diversidade em todos os seus aspectos”, afirma o artista. Lançada juntamente com a mostra, a produção visual tem como objetivo despertar o olhar da sociedade para a causa por meio da arte e da dança.

Na performance em vídeo, que seguirá em exibição na mostra, dançarinos e palavras se fundem em um pedido de paz. Por meio da dança, é colocada em pauta a importância de se discutir a violência contra pessoas LGBTQIA+ no Brasil, país que mais mata essa população no mundo. Produzido pela Dn Studio, o vídeo tem o intuito de disseminar uma mensagem igualitária em relação a gênero e sexualidade de forma lúdica, leve e alegre, especialmente nesse momento que os dados de violência são alarmantes. 

De acordo com o relatório da Associação Internacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros e Intersexuais (ILGA), o Brasil ocupa o primeiro lugar nas Américas em quantidade de homicídios de pessoas LGBTQIA e também é o líder em assassinato de pessoas trans no mundo. “O corpo de baile da ação é composto por dançarinos gays, trans e drags, que mesclam dança com depoimentos sobre suas experiências, tanto pessoais como profissionais”, afirma o coreógrafo.  

“Apesar de ser um dia e um mês de celebração, não podemos esquecer que estamos tratando de uma luta por direitos, por igualdade e respeito. São muitas vidas perdidas por crimes de ódio, em demonstrações de um preconceito que mata. E essa exposição é uma vitrine de tudo aquilo que desejamos ressaltar e garantir a todos, o amor acima de tudo”, comentam os empresários e realizadores da mostra, Ademar Moura, Jullyano Mendes e Fábio Dias, fundadores da Inhaí? Look & Fashion, primeira loja de Goiânia voltada a público LGBTQIA+.  

O vídeo foi gravado no espaço da boate Avalon Club, que é comandada por Bárbara Rodrigues Leão. Grande nome do cenário LGBTQIA+ da capital goiana, a empresária também faz uma participação no clipe exibido na exposição, contando sua história inspiradora, ao lado dos bailarinos da casa noturna.  Assim, conscientização e diversão se fundem para transmitir uma mensagem que não é nada nova, mas que ainda precisa ser enfatizada: mais amor, por favor. A exposição Diversidade em Cores segue aberta gratuitamente ao público, no piso do Shopping Bougainville, até o dia 28 de julho.  

João Gabriel Palhares – Especial para O Hoje

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também