O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 23 de novembro de 2024
Boletim

Setores nobres concentram 12% dos casos de Covid-19 em Goiânia

Setores Bueno, Central e Jardim América concentram 12% dos casos de Covid-19

Postado em 3 de julho de 2021 por Daniell Alves
Setores nobres concentram 12% dos casos de Covid-19 em Goiânia
Setores Bueno

Os setores Bueno, Central e Jardim América representam 12% dos novos casos de Covid-19 em Goiânia nos últimos 30 dias. É o que consta nos dados divulgados último boletim epidemiológico pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Capital. Juntos, os três bairros totalizam 583 casos dentro do período de um mês. 

Logo em seguida está o Parque Amazônia, com 106 casos; Jardim Goiás com 101; Jardim Novo Mundo com 100; Setor Pedro Ludovico com 94 e Setor Oeste com 87. A análise foi realizada pela equipe do Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig), da Universidade Federal de Goiás (UFG). São cerca de 440 bairros monitorados pelo laboratório.

De quinta (1º) para sexta-feira (2),foram registrados 507 novos casos em Goiânia e 11 óbitos. Para o titular da SMS, Durval Peixoto, o crescimento dos números é devido à testagem ampliada. Ele explica que o número de pacientes assintomáticos também diminuiu e tem se mantido estável. “A testagem ampliada tem mostrado uma estabilidade na detecção dos assintomáticos. A taxa já esteve próxima dos 20% e hoje não está ultrapassando a casa dos oito, dez por cento. Então essa avaliação de que a doença está também progredindo só com gravidade, não é possível ser afirmada nesse momento”, diz. 

Além disso, ele frisa que não se pode falar em terceira onda da Covid-19 ainda. E avalia que não se pode atribuir a quantidade de solicitações de internações à variante Delta, que foi encontrada na Índia. “O que acontece é que agora existe uma população mais jovem sendo acometida e que necessita de internação. Essa população acaba demandando um tempo maior de internação e os leitos acabam sendo ocupados não mais vezes, mas sim por mais tempo. É uma mudança do perfil da doença”, detalha. 

Ampliação

Durval também reforça que foi ampliada a faixa etária para vacinação contra a Covid-19 para pessoas sem comorbidades com idade igual ou superior a 44 anos. Ontem, o atendimento para o grupo ocorreu por agendamento em 24 postos fixos, mais o drive-thru do Passeio das Águas, sendo este por demanda espontânea. A estratégia atende ainda pessoas que se enquadram nos grupos prioritários. 

O planejamento teve início com a chegada de remessa com 51.432 doses, sendo 33.182 para aplicação somente da primeira etapa. Pessoas a partir de 44 anos, sem comorbidades, e grupos prioritários puderam agendar o atendimento pelo aplicativo Prefeitura 24 horas. Entre os grupos prioritários estão incluídos profissionais da imprensa e lactantes com bebês de até seis meses. 

Falta de doses no interior

Os municípios goianos têm lidado com a falta de estoque de imunizantes contra a doença. Por conta da pouca quantidade de doses recebidas em um prazo maior, alguns municípios paralisaram a vacinação, como tem acontecido em Goiânia e em cidades do interior. 

Após permanecer alguns dias sem estoque, Aparecida de Goiânia retornou com o cronograma de vacinação. Neste sábado (3), a SMS inicia a aplicação da primeira dose em todas as pessoas a partir de 40 anos de idade. Ou seja, independente da condição ou comorbidade, qualquer morador da cidade nessa faixa etária poderá ser vacinado mediante apresentação de documento de identidade, cartão SUS e comprovante de endereço de Aparecida. Todos os oito postos vão funcionar das 8 às 17 horas. 

Os interessados podem procurar, sem necessidade de agendamento, os drive-thrus da Cidade Administrativa e do Centro de Especialidades. Quem preferir receber o imunizante nas Unidades de Saúde (UBS’s) dos setores Andrade Reis, Jardim Olímpico, Bairro Cardoso, Jardim Florença e Veiga Jardim ou na Central Municipal de Imunização, precisa agendar pelo aplicativo Saúde Aparecida. (Especial para O Hoje).

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também