Receitas deliciosas para amenizar o frio durante o inverno goiano
Chás, além de existirem inúmeros sabores, eles têm poucas calorias se consumidos sem açúcar
Com a chegada do inverno, se inicia também a temporada de sopas, bebidas e receitas quentes perfeitas para os três meses da estação. Segundo uma pesquisa realizada pelo Google, no inverno a busca dos brasileiros por receitas para espantar o frio aumentou em 90%. Com a queda brusca nas temperaturas, o chocolate quente, por exemplo, foi buscado 10 vezes mais do que o habitual.
Como não dá para pular a estação, nem passar a vez no calendário, quem não é afeiçoado ao frio o melhor que tem a fazer é preparar-se e viver esta época da maneira mais prazerosa e confortável possível. Nesse contexto, a culinária apresenta-se como poderoso auxiliar na tarefa de tornar um pouco mais cálidos os dias cinzentos e gélidos.
De acordo com a nutricionista Roberta Mendes Nifoci, aquela sensação de apetite um pouco mais voraz no período do Inverno não é apenas impressão, é realidade. “Nosso organismo gasta mais energia para manter a temperatura adequada. Então, sentimos mais vontade de comer, principalmente se for algo quentinho, para nos sentirmos aquecidos de dentro para fora”, explica.
Esse calor proveniente dos alimentos pode ser potencializado de acordo com o prato e o modo do preparo. Assim, as bebidas e pratos quentes como as sopas, caldos, fondues, cafés, chás e as comidas típicas juninas e julinas são boas pedidas. Veja o que diz a nutricionista sobre cada um dos pratos de época.
Sopas e caldos
Durante o dia, é recomendado manter uma rotina normal de alimentação, incluindo carnes magras, vegetais, leguminosas e legumes, e à noite pode-se investir em cremes e sopas, que são mais leves, saborosos, nutritivos e quentinhos.
A fim de que a sopa ou caldo fique extremamente “gordo” e “pesado”, convém não usar os famosos tabletes de caldos prontos. “Eles têm grande quantidade de sódio, que não é nada saudável. Evite adicionar cortes de carne com muita gordura como bacon e linguiça defumada”, diz.
Fondue
O prato de origem suíça se populariza a cada dia mais no Brasil. Há fondues de queijo, pão, frutas, carnes e de vez em quando aparecem novas receitas e ingredientes.
“Já existe fondue de sushi e sashimi, de frutos do mar, vegetariano com legumes e cogumelos. E a novidade é o fondue de doce de leite. Esse prato já tem seu modo característico tanto de preparo, como de ingredientes. Em minha opinião, a pior parte mesmo é o preparo do fondue de carne, no qual as pessoas usam uma carne magra como o filé mignon, mas fritam por imersão em óleo na hora da cocção. A melhor opção é substituir esse tipo de preparo somente grelhando o filé mignon”, ressalta.
Bebidas
Café puro ou com leite, cappuccino, chocolate quente com leite ou puro, chocolate cremoso, choconhaque, vinho quente, quentão, variedade de chás e tantas outras opções de bebidas que podem ajudar a esquentar um corpo quando os termômetros estão ‘ladeira abaixo’. Basta escolher a bebida que melhor combina com o momento e aproveitar.
“Os chás são boas pedidas para o Inverno. Além de existirem inúmeros sabores, eles têm poucas calorias, se forem consumidos sem a adição de açúcar, é claro. Mas, também há os chocolates, cafés, choconhaque e vinhos que também podem ser consumidos, mas com moderação, pois além do teor alcóolico, há o calórico”, lembra.
Comidas veganas
Com a chegada do inverno, o friozinho se torna uma ótima ‘desculpa’ para você se aventurar em novas receitas veganas e aquecer seus dias durante essa estação gelada. Afinal, aproveitar esse período em casa durante a quarentena pode ser o momento perfeito para colocar a mão na massa, literalmente, e replicar algumas receitas que são verdadeiras comfort food, além de experimentar novos hábitos de forma prática e muito saborosa. Entre as opções está o fondue de queijo, feito com VeganCheese da marca de preferência. (Especial para O Hoje)
RECEITA
Ingredientes
• ½ xícara de mandioquinha cozida
• 400g de VeganCheese Prato ralado
• 1 colher (sopa) de polvilho azedo
• 1 colher (sopa) de polvilho doce
• 3 dentes de alho
• 170ml de água quente
• 4 colheres (sopa) de azeite
• 2 colheres (sopa) de vinagre de maçã diluído em 4 colheres (sopa) de água
• Sal a gosto
• Noz moscada
• Pão italiano para acompanhar
Modo de preparo No liquidificador bater a mandioquinha cozida com o VeganCheese Prato, polvilho doce e azedo, azeite, sal, água quente e alho. Em uma panela colocar o vinagre diluído em água e a mistura que foi batida no liquidificador. Mexer por 5min. Acrescentar noz moscada a gosto. Servir com pães diversos ou batatas.