Com Joe Biden e avanço da vacinação, imigração para EUA bate recorde neste ano
Após período de restrições e proibição de imigrantes durante o governo de Donald Trump e, na sequência, a pandemia da Covid-19, país volta a atrair mão de obra estrangeira
Com novos rumos políticos e uma retomada forte após o enfrentamento de períodos mais críticos da pandemia da Covid-19, os Estados Unidos voltam a registrar grande volume de pedidos de ‘green cards’. Os pedidos já são considerados recordes E os interessados principais para irem trabalhar e morar no país do norte da América são os brasileiros.
Dados do Itamaraty mostram que cerca de 1,400 milhão de brasileiros residem atualmente nos Estados Unidos. Entretanto, apesar dos números elevados, os brasileiros ainda estão em décimo-primeiro lugar na lista de estrangeiros que vivem nos EUA. As nacionalidades com maior representação estrangeira na América continuam sendo chinesas, indianos e mexicanos.
O advogado e fundador da AG Immigration, Felipe Alexandre, explica que os Estados Unidos já apresentam um mercado de trabalho novamente superaquecido e com uma vacinação em massa muito bem sucedida. Para ele, no segundo semestre os pedidos de green card devem ser intensificados e superar todos os recordes históricos.
“A pandemia ajudou a evidenciar ainda mais o fato de que os EUA são a melhor opção para quem não encontra mais oportunidades ou segurança em seus países de origem. E a chegada desses imigrantes também beneficia a América, pois muitos deles irão contribuir com o desenvolvimento da própria economia americana”, aponta o advogado.
O especialista aponta que o principal motivo em tornar os Estados Unidos novamente destino para muitas pessoas foi a escolha de Joe Biden para ocupar o cargo de presidente. Essa mudança de comando tem contribuído para retomar a imagem de que os EUA, historicamente um país formado por imigrantes, estão novamente de braços abertos para receber estrangeiros em busca de morar e trabalhar legalmente no país.
“Apesar de problemas pontuais, como a crise humanitária na fronteira com o México, existe hoje um grande otimismo em relação ao futuro da imigração nos EUA. Em seus primeiros 100 dias de governo, Biden já assinou dezenas de decretos beneficiando pessoas em pedidos de asilo, refúgio e outras situações humanitárias”, salienta Alexandre.
Imigrantes qualificados
O governo de Biden tem sinalizado a intenção de atrair imigrantes qualificados e com formação acadêmica avançada. A prova disso foi o aumento da cota anual de vistos de imigrantes para estrangeiros que possuem as chamadas “habilidades extraordinárias”, e que pretendem investir e contribuir com o mercado de trabalho americano.
A aprovação de um processo de imigração (green card) geralmente acontece dentro de 8 a 12 meses após a data de entrada. Mas, estes números parciais deste ano mostram a quantidade de novas solicitações feitas por brasileiros até o momento, e não de aprovação desses processos.
Por outro lado, outras nações, como da Europa, seguem restringindo a entrada de estrangeiros em seus territórios, isso por questão da saúde pública, desemprego e danos econômicos decorrentes ainda da pandemia.