O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 23 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Precaução

EUA colocam alerta sobre síndrome autoimune em vacina da Janssen

Agência regulatória do país diz que dados sugerem que há risco de um raro distúrbio neurológico nas seis semanas após a imunização.

Postado em 14 de julho de 2021 por admin
EUA colocam alerta sobre síndrome autoimune em vacina da Janssen
Agência regulatória do país diz que dados sugerem que há risco de um raro distúrbio neurológico nas seis semanas após a imunização. | Foto: Reprodução

A Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA) acrescentou na última segunda-feira (12/07), um aviso à bula da vacina da Johnson & Johnson (J&J) contra Covid-19. Segundo a agência, dados sugerem que há risco de um raro distúrbio neurológico nas seis semanas após a imunização.

Em uma carta à empresa, a FDA classificou a chance de contrair a síndrome de Guillain-Barré após a vacinação como sendo “muito baixa”. Ainda assim, a recomendação a aqueles que tomaram a vacina da Janssen é procurar atendimento médico se apresentarem sintomas como fraqueza ou formigamento, dificuldade para andar ou realizar movimentos faciais.

Só nos Estados Unidos cerca de 12,8 milhões de pessoas receberam a vacina de dose única da J&J. A FDA afirmou que 100 relatos preliminares da síndrome, incluindo 95 casos graves que exigiram hospitalização, e um óbito.

Síndrome de Guillain-Barré

A síndrome de Guillain-Barré é uma condição neurológica rara em que o sistema imunológico do corpo ataca as células nervosas. A maioria dos casos ocorre após uma infecção bacteriana ou viral. A maioria das pessoas se recupera totalmente da síndrome.

De acordo com nota do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), a maioria dos casos foi em homens, muitos dos quais tinham 50 anos ou mais.

Na semana passada, os reguladores europeus recomendaram um aviso semelhante para a vacina contra Covid-19 da AstraZeneca, que é baseada em uma tecnologia semelhante à vacina da Johnson.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também