O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 24 de novembro de 2024
Penalidade

Prefeitura de Goiânia alerta sobre à recusa de vacinas em virtude do laboratório

Capital goiana registra marca de quase 350 desistências em um único dia de vacinação. Medidas devem ser tomadas pelo executivo municipal.

Postado em 14 de julho de 2021 por admin
Prefeitura de Goiânia alerta sobre à recusa de vacinas em virtude do laboratório
Capital goiana registra marca de quase 350 desistências em um único dia de vacinação. Medidas devem ser tomadas pelo executivo municipal | Foto: Reprodução

Para inibir a prática dos chamados “sommeliers de vacina”, os que querem escolher qual imunizante a ser aplicado contra a Covid-19, a Prefeitura de Goiânia deve publicar nos próximos dias um decreto que adotará medidas que visam evitar essa medida. Entre as consequências para a atitude, está ir para o fim da fila de vacinação no município.

A secretária executiva da SMS, Luana Ribeiro, lembra que somente no drive-thru do shopping Passeio das Águas na última terça-feira (13/7) 346 pessoas recusaram a vacina disponível em virtude do laboratório fabricante. “Das 2 mil doses que foram disponibilizadas para o ponto de vacinação, 17,3% das pessoas que pegaram a fila e receberam a senha se recusaram a se imunizar por conta do tipo da vacina”, disse.

Luana Ribeiro ressalta que a população precisa se atentar para o momento que vive o país e que recusar a dose do imunizante por conta do fabricante é, segundo ela, uma ação irresponsabilidade. “A pessoa ao recusar a dose disponível tira o direito de outro tomar a vacina nesse momento tão importante”. Ela acrescenta que todas as vacinas disponíveis têm eficácia comprovada, certificação dos órgãos sanitários e o mais importante é que a cobertura vacinal seja atingida.

Os detalhes do decreto já estão sendo discutidos, inclusive com o Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) para ser divulgado nos próximos dias. “As pessoas que a partir de hoje recusam a receber o imunizante já estão sendo identificadas e serão inseridas entre as medidas que estão sendo tomadas para impedir essa prática”, conclui a secretária executiva Luana Ribeiro.

Moradora do Jardim Nova Esperança, Iolanda Damasceno conta que decidiu ir para fila do shopping logo no início da manhã desta quarta-feira (14/7) para garantir a imunização. “Estamos em tempos difíceis e somente a vacina pode nos salvar e tirar dessa triste situação, por isso ter oportunidade e não aproveitar é no mínimo inaceitável”, pontua ela, acrescentando que a vacina boa é aquela que está disponível à população.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também