sexta-feira, 9 de outubro de 2026
Saúde

Hugo aprimora rede de cuidados paliativos em busca de diminuir o sofrimento dos pacientes

Equipe multiprofissional do Hospital Estadual de Urgências de Goiânia Dr. Valdemiro Cruz passar por treinamento para melhorar o tratamento humanizado

Redação O Hojepor em
Hugo aprimora rede de cuidados paliativos em busca de diminuir o sofrimento dos pacientes
Equipe multiprofissional do Hospital Estadual de Urgências de Goiânia Dr. Valdemiro Cruz passar por treinamento para melhorar o tratamento humanizado | Foto: divulgação

A medicina paliativa é uma abordagem interdisciplinar que trabalha com a prevenção e o alívio do sofrimento físico, psíquico, social e espiritual. No Hospital Estadual de Urgências de Goiânia Dr. Valdemiro Cruz (Hugo), a equipe multiprofissional da unidade passou a receber treinamento de capacitação a fim de ampliar a rotina de cuidados paliativos aos pacientes.

O médico paliativista Igor Cabral relata que desde abril os profissionais de diferentes áreas de saúde do Hugo participam de atividades de aperfeiçoamento das técnicas de humanização no atendimento, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos pacientes internados na unidade.

“O cuidado paliativo é uma abordagem de cuidado para qualquer pessoa que esteja diante de uma doença grave, incurável, progressiva ou que possa gerar algum tipo de sofrimento”, explica Cabral.

De acordo com o médico, além do controle dos sintomas para reduzir ao máximo o sofrimento de pacientes nessas condições de saúde, o profissional precisa auxiliar as equipes para que a pessoa em tratamento receba uma assistência com dignidade, qualidade e o máximo de conforto possível.

“Fazemos uma avaliação do paciente, tentamos resgatar a biografia dessa pessoa. É muito importante sabermos bem de quem estamos cuidando. Precisamos resgatar os valores e preferências para que o paciente tenha sempre a sua autonomia preservada e possa participar do planejamento de cuidados.” Além das etapas descritas pelo paliativista, faz parte do uso dos cuidados paliativos a inclusão da família na forma de encarar os cuidados daquela pessoa.

Formação da equipe

A médica Amanda Vitoy, que também tem formação em cuidados paliativos, atua ao lado de Igor Cabral na capacitação dos profissionais do Hugo, que conta com fonoaudiólogos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais para formar uma equipe que saiba lidar de forma adequada com os pacientes, desde o momento da internação ao acolhimento familiar e os cuidados.

“Temos dois representantes de cada área – psicologia, serviço social, enfermagem, nutrição, fonoaudiologia, fisioterapia e nutrição – na equipe”, descreve a paliativista.

Além das atividades de capacitação realizadas diretamente pelos médicos paliativistas, as equipes multiprofissionais recebem materiais que tratam dos cuidados paliativos para que os representantes de cada profissão de saúde realizem o treinamento com os outros integrantes do corpo clínico do Hugo.

Avanço dos cuidados paliativos

Amanda afirma que os cuidados paliativos, apesar de serem práticas pouco conhecidas, têm ganhado espaço na prática das unidades de saúde. “Anualmente mais de 56,8 milhões de pessoas necessitam de cuidados paliativos. Contudo, apenas 12% da necessidade mundial está sendo atendida”, pontua a médica.

“A medida que a população em geral vai se conscientizando, desmistificando e conhecendo os cuidados paliativos, aumenta a procura espontânea do próprio paciente ou familiares, o encaminhamento e solicitação de interconsultas precoces, que são aquelas feitas no início do diagnóstico da doença que ameaça a vida”, observa a médica.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Goiânia Saúde

Veja também

HCN abre 24 vagas para residências médica e multiprofissional em Goiás

Seleção

HCN abre 24 vagas para residências médica e multiprofissional em Goiás

Oportunidades para ingresso em 2027 incluem 18 vagas médicas e seis para Enfermagem, Fisioterapia e...
cidade ocidental

TRÂNSITO | CIDADE OCIDENTAL

Acidente com viatura da ROTAM mata sargento na Cidade Ocidental (GO)

Colisão ocorreu na tarde desta quinta-feira (8) e mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros, Samu e d...
Quase metade dos municípios brasileiros está em situação de alerta para o Aedes Aegypti

Saúde

Quase metade dos municípios brasileiros está em situação de alerta para o Aedes Aegypti

Levantamento aponta que vasos de plantas e lixo doméstico ainda são os principais criadouros do in...
gari

SUPERAÇÃO

De gari a advogado: servidor da Comurg realiza sonho de infância em Goiânia

Aos 42 anos, Antônio José Júnior concilia a advocacia com a função de supervisor de abastecimen...
gado

ABIGEATO

Ex-açougueiro é preso suspeito de abater gado e furtar carne em Goiás

Segundo a Polícia Civil, investigado invadia propriedades durante a noite, abatia os animais no pas...
Asfalto cede e abre cratera de 4 metros de profundidade na Asa Norte (DF)

cratera

Asfalto cede e abre cratera de 4 metros de profundidade na Asa Norte (DF)

Buraco surgiu em via de acesso da 714 Norte nesta quinta-feira (8); trecho foi isolado pelo Corpo de...
Operação desmantela grupo suspeito de furtar Hilux e SW4 em Brasília

Operação Rota 60

Operação desmantela grupo suspeito de furtar Hilux e SW4 em Brasília

Investigação da PCDF aponta pelo menos 11 furtos de caminhonetes e esquema dividido entre executor...
Operação mira estrutura de facção paulista instalada no DF

Operação Jubilados

Operação mira estrutura de facção paulista instalada no DF

PCDF cumpre 21 prisões temporárias e 27 mandados de busca em três estados; investigação identif...