Em Goiânia, 60.221 pessoas ainda não tomaram a segunda dose da vacina contra Covid-19
Para dar celeridade ao processo de vacinação contra a Covid-19 e vencer a pandemia, é preciso que as pessoas que ainda não tomaram a segunda dose das vacinas fiquem atentas ao prazo. Atualmente, em Goiânia, das 87.235 pessoas que receberam a primeira dose, apenas 27.014 procuram os pontos de vacinação para reforçar a imunização, com […]
Para dar celeridade ao processo de vacinação contra a Covid-19 e vencer a pandemia, é preciso que as pessoas que ainda não tomaram a segunda dose das vacinas fiquem atentas ao prazo. Atualmente, em Goiânia, das 87.235 pessoas que receberam a primeira dose, apenas 27.014 procuram os pontos de vacinação para reforçar a imunização, com a segunda dose, como é preconizada pelo laboratório fabricante.
A secretária executiva da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Luana Ribeiro, lembra que das vacinas disponíveis no país, o intervalo entre a primeira e a segunda doses varia de acordo com o laboratório. “Para a Coronavac, o intervalo entre as duas doses é de até 28 dias e, para AstraZeneca e Pfizer, o prazo aumenta para até 12 semanas”, explica, acrescentando que as estratégias da SMS para esse público ocorre diariamente e que é necessário a conscientização das pessoas para se imunizarem por completo.
“É necessário que cada pessoa vacinada com a primeira dose compareça para completar o esquema vacinal conforme a data marcada no cartão de vacinação para o retorno da segunda dose”, frisa Luana Ribeiro, salientando que as pessoas que perderam o prazo estabelecido no cartão de vacinação para o reforço da vacina contra a Covid-19 devem procurar imediatamente um dos sete pontos disponíveis. “O atendimento, inclusive, é sem agendamento especificamente para essas mais de 60 mil pessoas”, pontua.
Conforme a secretária executiva da SMS, para estar imunizado de acordo com a eficácia das vacinas disponíveis, é necessário tomar as duas doses. “Não deixem pela metade, pois assim não conseguiremos avançar na luta contra a Covid-19”, reforça Luana, lembrando que nesta quarta-feira (21/7), poderão receber o imunizante aqueles que estão previstos para até o dia 24/7 da vacina AstraZeneca.
Para esse público foram disponibilizados sete pontos de vacinação, que funcionam das 8h às 16h e sem necessidade de agendamento.
– Escola Municipal Francisco Matias
– Escola Municipal Lions Clube Bandeirantes
– Escola Municipal Coronel José Viana
– Escola Municipal Bárbara de Sousa Morais
– Escola Rotary Goiânia Oeste
– Salão Comunitário (ao lado do CSF Guanabara I)
– Área I da PUC Goiás