sexta-feira, 7 de agosto de 2026
Sem punição

Professores que recusaram ser vacinados podem voltar ao trabalho em Goiás

Retorno das aulas presenciais será no dia 2 de agosto com medidas pedagógicas e de monitoramento

Daniell Alvespor Daniell Alves em
Professores que recusaram ser vacinados podem voltar ao trabalho em Goiás
Retorno das aulas presenciais será no dia 2 de agosto com medidas pedagógicas e de monitoramento | Foto: Redação

Com cerca de 97% dos profissionais de educação da rede estadual de ensino vacinados, aqueles servidores que optaram por não se imunizar contra a Covid-19 não devem sofrer nenhum tipo de punição. No total, foram 453 profissionais que não quiseram se vacinar. A titular da Secretaria de Educação de Goiás (Seduc-GO), Fátima Gavioli, informou que muito pouco ou nada poderá ser feito caso eles sejam efetivos, mas se forem temporários, poderá ter alguma “conversa” para que mudem de ideia. 

“Se eles forem servidores efetivos, não há nada que impeça que eles continuem, embora eu acredite que é uma irresponsabilidade muito grande, tendo em vista que não é só a vida dele que está em risco, mas também das crianças e dos colegas de trabalho. Se ele for efetivo eu não tenho muito o que fazer, se for contratado a gente chama para conversar”, explicou.

Para garantir o retorno seguro de alunos e professores, a Seduc e parceiros elaboraram um documento com regras. De acordo com o protocolo, o distanciamento mínimo é de 1 metro entre os alunos com máscara e 2 metros entre os alunos e professores. Na organização das salas de aula, as carteiras não poderão ficar dispostas uma em frente à outra.

Entre as recomendações estão a de que as máscaras devem cobrir nariz, boca e ser vedada ao rosto. A orientação é de troca de 3 a 4 horas, caso esteja suja ou úmida. Para os alunos que possuem cabelos longos, a recomendação é prendê-los. As unidades educacionais ainda deverão criar um Plano de Contingência e elaborar relatórios a cada 15 dias sobre a situação de cada local, após o retorno das atividades. Os protocolos deverão ser monitorados diariamente.

O texto diz que também será necessário promover a educação sobre os cuidados,  prevenção, monitoramento e controle da Covid-19, por meio dos profissionais da educação da unidade escolar e produzir medidas de rastreamento de casos suspeitos e confirmados da unidade de ensino. Com 41 páginas, o documento será encaminhado para todas as unidades escolares da rede pública estadual. 

O objetivo é orientar professores e gestores sobre a importância das medidas pedagógicas e de monitoramento constante para a retomada das aulas presenciais. O guia também traz informações sobre a organização do espaço escolar e as medidas de prevenção e controle da Covid-19 durante o retorno gradual das aulas. “É imprescindível a comunicação muito afinada entre pais, trabalhadores da educação e Secretaria de Saúde, para que, na ocorrência de qualquer caso, seja notificado imediatamente para tomar as providências”, completou Fátima.

Recusa da vacina é preocupante 

“Naturalmente, os coordenadores e secretários deveriam estar muito preocupados com isso”, alerta Ieda Leal, membro e tesoureira do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás. Ela destaca que é necessário que a Seduc faça um diálogo com esses servidores que não quiseram se vacinar. “Então, tem que ter um plano para o debate com esses profissionais. Onde estão os localizados, porque isso acontece e qual é a situação”, avalia. 

Para ela, é necessário ter mais responsabilidade com a vida dos outros. “Não podemos nos recusar. Eu acho que o governador deveria pensar em como resolver essa situação. Estamos pensando que o retorno não pode ser evitado, mas devem ser respeitadas as condições que são colocados, como, por exemplo, a vacinação, o número de pessoas dentro das escolas para não gerar aglomeração”, finaliza. 

Retorno 

As aulas presenciais na rede estadual irão retornar no dia 2 de agosto. A secretária informou que o Estado já recebeu recursos do Ministério da Educação (MEC) para compra do material para marcação das salas de aulas e dos equipamentos de proteção das pessoas envolvidas neste retorno. 

O retorno será gradual. “A partir daí todas as crianças devem voltar. Nós não vamos simplesmente voltar às aulas. Vamos fazer um controle também com aquilo que é necessário para uma testagem rápida nos alunos”, ressalta o governador Ronaldo Caiado. (Especial para O Hoje).

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Veja também

Incêndios

ALERTA DE INCÊNDIO

Incêndios em cinco pontos das BRs 060 e 452 mobilizam equipes em Goiás

Ocorrências foram registradas em Rio Verde, Cezarina e outros trechos; até as 18h30 todos os focos...
Restaurante pode cobrar para você levar o próprio bolo? saiba o que é a 'taxa do bolo'

R$ 50 PRA SERVIR O BOLO?

Restaurante pode cobrar para você levar o próprio bolo? Saiba o que é a ‘taxa do bolo’

Cobrança pode ser feita quando cliente leva bolo ou sobremesa de fora, mas não pode aparecer de su...
Governo libera recesso de fim de ano para servidores; veja as datas

PREPARE O DESCANSO!

Governo libera recesso de fim de ano para servidores; veja as datas

Medida contempla servidores, empregados públicos, temporários e estagiários da Administração P�...
Ciclone-bomba deixa um morto e causa estragos no Sul

Ventos de 132 km/h

Ciclone-bomba deixa um morto e causa estragos no Sul

Tempestade provocou ventos de até 132 km/h, atingiu dezenas de municípios gaúchos e mantém estad...
Caminhão invade salão paroquial e deixa duas pessoas mortas em Crixás

TRAGÉDIA

Caminhão invade salão paroquial e deixa duas pessoas mortas em Crixás

Motorista do caminhão e uma funcionária da Igreja Católica morreram no acidente registrado na cid...
Grave acidente na GO-010 deixa cinco mortos e mobiliza equipes de resgate em Goiás

Tragédia no Trânsito

Grave acidente na GO-010 deixa cinco mortos e mobiliza equipes de resgate em Goiás

Colisão envolveu caminhão, ônibus com cerca de 40 passageiros e dois veículos; bebê está entre...
Vendaval coloca cerca de 50 cidades de Goiás em alerta para ventos de até 60 km/h;confira

Alerta

Vendaval coloca cerca de 50 cidades de Goiás em alerta para ventos de até 60 km/h;confira

Aviso do Inmet indica perigo potencial nas regiões Sul, Sudeste e Sudoeste do estado; rajadas já f...
PRF apreende 2,2 mil ampolas emagrecedoras em Guapó

CONTRABANDO

PRF apreende 2,2 mil ampolas emagrecedoras em Guapó

PRF apreende 2,2 mil ampolas de medicamentos para emagrecimento escondidas em carro na BR-060, em Gu...