O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 22 de dezembro de 2024
PublicidadePublicidade
Funcionamento

Volta da Feira Hippie às sextas pode ficar para depois da pandemia

Secretário de Desenvolvimento e Economia Criativa afirma que abertura na sexta antes do Dia dos Pais é uma forma de ajudar os feirantes

Postado em 23 de julho de 2021 por João Paulo
Volta da Feira Hippie às sextas pode ficar para depois da pandemia
Secretário de Desenvolvimento e Economia Criativa afirma que abertura na sexta antes do Dia dos Pais é uma forma de ajudar os feirantes | Foto: Wesley Costa

A abertura da Feira Hippie às sextas-feiras de maneira permanente pode ficar para o momento pós-pandemia. Isso porque não é uma medida que deve ser tomada exclusivamente pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Economia Criativa (Sedec). A decisão da abertura da Feira Hippie na sexta-feira, 6 de agosto, que antecede o Dia dos Pais, vem como uma forma de ajudar na retomada econômica da cidade. É o que afirma Paulo Henrique, titular da Sedec. Além disso, o titular da pasta destacou que a decisão, que partiu do prefeito Rogério Cruz (Republicanos), é uma forma de entender que os feirantes ficaram prejudicados na pandemia. 

“É um gesto de fomentar e valorizar os feirantes. O prefeito está preocupado com a retomada econômica da cidade. Mas, para retornar todas as sextas, vai muito além disso. Nós estamos ainda conversando com os feirantes e depende de muitas coisas: outras secretarias como a Fiscalização e Mobilidade. A gente tá trabalhando para que isso aconteça”, reforça o titular. Além disso, há todo o trâmite sobre os trabalhos que estão sendo realizados na Praça do Trabalhador, local onde a feira acontece.

Descontentamento

A decisão da abertura da Feira Hippie na mencionada data veio carregada de polêmica. Isso porque a Associação dos Feirantes do local disse que a decisão pegou a todos de surpresa e que a mesma não foi consultada entre membros da entidade.De acordo com o Presidente da Associação da Feira Hippie, Waldivino da Silva, a Associação não recebeu nenhum comunicado oficialmente. “Nós montaremos a feira, mas a forma com a qual a situação foi conduzida gerou um descontentamento”, afirma.

A portaria nº 087/2021 foi publicada na última quarta-feira (21). A portaria estabelece que a montagem da feira deverá ser iniciada a partir da 00h no dia 6 de agosto, mas o funcionamento ocorrerá às 6h da sexta-feira e vai até as 15 horas de domingo, 08 de agosto. Além disso, deverão ser obedecidas todas as medidas e protocolos sanitários de funcionamento estabelecidos pelo Decreto nº 3.237, publicado no último dia 8 de junho. Atualmente, o funcionamento da feira está autorizado para acontecer aos sábados e domingos e com 50% da capacidade

Segundo Waldivino, o vereador Sargento Novandir tratou do assunto com o prefeito Rogério Cruz reunido com pessoas que sequer fazem parte da Associação. “Temos mais de 3,2 mil associados e as pessoas reunidas com o prefeito não foram selecionadas para nos representar. Estamos tentando falar com o prefeito há mais de três meses e não conseguimos. Aí o prefeito atendeu o vereador e Associação da Feira Hippie não foi convidada. O pessoal está indignado com esta situação”, destaca.

O Presidente destaca que a feira será aberta na sexta-feira em respeito aos feirantes e aos clientes que visitam o local. “Funcionaremos, e abrir na sexta-feira agrega, mas queríamos que o funcionamento fosse de forma definitiva. A atitude realizada e a forma que chegou até nós, a Feira Hippie repudia, estamos tristes com a situação”, finaliza.

A Vice-presidente da Associação de Feirantes da Feira Hippie, Letícia Mariani Pereira da Silva, explica que dentro da Feira Hippie está tendo uma outra Associação que não foi eleita pelos feirantes de forma pública, por votação. “Podemos ter várias Associações, mas eu como vice-presidente, fui eleita e o Waldivino da Silva foi eleito de forma pública, então nós entendemos ser os legítimos a representar os feirantes.”, destaca. 

Ela pontua que a permissão para o trabalho na referida sexta-feira foi conseguida pelo vereador e pelo pessoal da outra associação, que fizeram um vídeo, foram até o prefeito e conseguiram essa autorização. “Para mim como feirante, ótimo, excelente, irei trabalhar. Mas eu como vice-presidente da Associação entendo como desrespeitoso não termos sido convocados para conversar. Esse desentendimento está havendo. Os feirantes que votaram não gostaram dessa forma que foi feita, inclusive muitos feirantes não irão trabalhar por conta disso” afirma Letícia. 

Segundo a vice-presidente, contudo, pensando nos bem dos feirantes, a liberação é uma boa saída. “Enfrentamos uma dificuldade econômica. Gasolina, alimentação, tudo está aumentando, então a gente vê como uma boa saída, será bem visto para levantar as vendas, mas em relação à associação, está tendo esse desentendimento entre as associações e o Poder Público”, finaliza.

“Trabalho pelo povo”

Em resposta, o vereador Sargento Novandir disse que “trabalha sempre para o feirante.” Além disso, ele afirmou que quem participou da reunião foi o presidente da Associação Luta Pela Feira Hippie, Ronnie Inácio Leão, um grupo que possui legitimidade como a Associação da Feira Hippie e possui CNPJ.

Ele declarou, ainda, que desde a campanha de 2020 já tinha como proposta o retorno da feira na sexta, mas que o prefeito Rogério Cruz, apesar de concordar, pediu que se aguardasse a melhora na pandemia. “Então, na última reunião coloquei isso novamente em pauta. Rogério me pediu paciência, mas concordou em permitir o funcionamento de sexta a domingo, na véspera do Dia dos Pais”, esclareceu.

Medida foi tomada para impulsionar vendas no Dia das Mães

A Prefeitura de Goiânia atendeu pedido dos trabalhadores da Feira Hippie e liberou o funcionamento das atividades comerciais na sexta-feira que antecedeu o Dia das Mães. A decisão foi confirmada por meio da Portaria 045 de 2021 publicada  no último dia 6 de maio.  

O secretário de Desenvolvimento e Economia Criativa, Paulo Henrique, disse à época que a liberação ocorreu após diálogo com os trabalhadores. 

“Nós ouvimos as demandas dos feirantes e levamos ao prefeito Rogério Cruz, que foi sensível e  autorizou o funcionamento excepcionalmente nesta sexta-feira.”

De acordo com a Portaria, a montagem da feira deverá ser iniciada a partir da 00h da sexta-feira e o funcionamento será das 6h do dia  7/5 às 15 horas de domingo, 9 de maio. Além disso, deverão ser obedecidas todas as medidas e protocolos sanitários de funcionamento estabelecidas pelo Decreto nº 1.601, de 22 de fevereiro de 2021. 

Aumento nas vendas 

A decisão foi recebida com otimismo pelos feirantes. O presidente da Associação da Feira Hippie, Valdivino da Silva, disse na ocasião que a expectativa é que as vendas tenham uma alta considerável. “Essa foi uma decisão muito acertada. O prefeito Rogério Cruz foi muito sensível ao atender nosso pedido e com isso nossas vendas terão uma aquecida por causa do comércio no atacado”, afirmou.

O presidente da Associação da Feira Hippie garantiu que, além dos supervisores de feira, os próprios trabalhadores farão a fiscalização em relação aos protocolos sanitários. “Nós estamos utilizando nossas redes sociais para alertar sobre os protocolos de segurança. Em caso de descumprimento acionamos a Guarda Civil Metropolitana”, alegou. (Especial para O Hoje)

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.