terça-feira, 11 de agosto de 2026
Negociações Paralelas

Senadores desconfiam de fácil acesso de reverendo ao Ministério da Saúde

Em depoimento a CPI, Amilton Gomes disse que enviou um e-mail ao ministério para marcar uma reunião e foi atendido no mesmo dia.

Victoria Lacerdapor Victoria Lacerda em
Senadores desconfiam de fácil acesso de reverendo ao Ministério da Saúde
Em depoimento a CPI

Após duas semanas de recesso, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia retomou os depoimentos nesta terça-feira (03/08) com o reverendo Amilton Gomes de Paula, que intermediou negociações paralelas para compra de 400 milhões de doses da AstraZeneca. 

Negando ter contatos no governo, Amilton disse que enviou e-mail ao Ministério da Saúde no dia 22 de fevereiro, pedindo uma reunião, e foi atendido no mesmo dia. Às 16h30, ele foi recebido pelo então diretor de Imunização e Doenças Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do ministério Lauricio Monteiro Cruz.

A rapidez e a facilidade com que ele conseguiu acesso ao governo espantou alguns senadores da CPI. O vice-presidente do colegiado, Randolfe Rodrigues (REde-AP), foi o primeiro a desconfiar da situação. “O senhor mandou e-mail às 12h, apontou o horário que queria ser recebido e no mesmo dia isso ocorreu. Queria essa eficiência do governo também com a Pfizer. O que nos espanta é que farmacêuticas de todo o mundo não tiveram esse tipo de tratamento. É um fenômeno isso!” afirmou. 

O presidente da CPI, Omar Aziz (MDB-AM), também não acreditou na versão e lembrou que se ele levasse uma comitiva de prefeitos de qualquer lugar do país ao ministério, teria dificuldade para ter um espaço na agenda, principalmente numa época de pandemia. 

Defesa

Amilton Gomes afirmou que acredita ter sido recebido tão rapidamente em razão da urgência da demanda e da escassez de vacinas no mundo naquela época. Ele confirmou ainda não ter obtido aval de nenhum agente público para negociar vacinas. 

Amilton Gomes foi apontado pelo PM Luiz Paulo Dominguetti como intermediador entre o governo e a Davati Medical Supply, oferecendo vacinas da AstraZeneca ao Ministério da Saúde. Dominguetti relatou à CPI que tinha procurado a Senah para viabilizar o negócio e revelou que o ex-diretor de Logística do Ministério Roberto Ferreira Dias teria exigido US$ 1 de propina para cada dose negociada.

Ao abrir seu depoimento, Amilton Gomes disse que, diante da situação, a entidade foi usada “de maneira odiosa para fins espúrios”. “Vimos um trabalho de 22 anos de uma organização não-governamental séria para ações humanitárias jogado na lama. Isso trouxe prejuízo na credibilidade e atingindo seus integrantes nas relações profissionais e familiares”, disse

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Veja também

Base crê em avanço de projetos da Prefeitura de Goiânia durante campanha eleitoral 

Câmara Municipal

Base crê em avanço de projetos da Prefeitura de Goiânia durante campanha eleitoral 

Apesar das candidaturas de vereadores, parlamentares da base apostam em tempo hábil para aprovar ma...
Adesivo eleitoral no carro pode deixar motorista sem indenização do seguro; entenda

ELEIÇÕES 2026

Adesivo eleitoral no carro pode deixar motorista sem indenização do seguro; entenda

Problema pode acontecer quando o veículo passa a ser usado em campanhas ou para publicidade sem que...
Hugo Motta declara apoio à reeleição de Lula

eleições 2026

Hugo Motta declara apoio à reeleição de Lula

Presidente da Câmara dos Deputados afirmou que novo mandato do petista “é o melhor para o país�...
Daniel Vilela diz que irá ‘honrar legado’ de Iris Rezende em Goiás

eleições 2026

Daniel Vilela diz que irá ‘honrar legado’ de Iris Rezende em Goiás

Governador afirmou que "não entrará em discussão" com a filha do ex-governador e candidata a vice...
Após debate, Celina critica adversários por declarações sobre crise do BRB

POLÍTICA

Após debate, Celina critica adversários por declarações sobre crise do BRB

Governadora afirmou que candidatos demonstraram “incapacidade” para compreender a operação de ...
Caiado apresenta plano de segurança com lei contra terrorismo doméstico e penas de até 45 anos

Plano de segurança

Caiado apresenta plano de segurança com lei contra terrorismo doméstico e penas de até 45 anos

Candidato do PSD propõe novo Ministério da Segurança, 40 presídios de segurança máxima, reduç...
Senador pede investigação após vazamento de foto em piscina

OPERAÇÃO SEM DESCONTO

Senador pede investigação após vazamento de foto em piscina

Weverton Rocha (PDT) questionou a divulgação de imagem apreendida durante operação da PF
michelle bolsonaro

ELEIÇÕES 2026

Michelle Bolsonaro fecha acordo com Podemos para disputar o Senado no DF, diz jornal

Ex-primeira-dama terá apoio da legenda no Distrito Federal, enquanto presidente estadual do partido...