O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 23 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Surto

Após Covid no WR, rede pública segue com cronograma de aulas presenciais

As aulas presenciais, na modalidade híbrida, isto é, 50% dos alunos em sala de aula e a outra parte remota, começaram no último dia 02, na rede estadual, e a retomada na Capital está programada para o próximo dia 16. E desde março, esse formato já funcionada na rede privada de ensino. Porém, na última […]

Postado em 9 de agosto de 2021 por Nielton Soares
Após Covid no WR
As atividades escolares no Estado começaram no último dia 02 e em Goiânia a programação é que as escolas funcionem com capacidade de 50% | Foto: reprodução

As aulas presenciais, na modalidade híbrida, isto é, 50% dos alunos em sala de aula e a outra parte remota, começaram no último dia 02, na rede estadual, e a retomada na Capital está programada para o próximo dia 16. E desde março, esse formato já funcionada na rede privada de ensino.

Porém, na última semana, um caso chamou a atenção, um surto de Covid-19 paralisou por 14 dias as atividades do Colégio WR, na Capital. Segundo a instituição, seis alunos foram testados com a doença.

Além desse episódio, na última sexta-feira (06/08), 16 servidores do Laboratório Químico e de Toxicologia Forense (LQTF), do Instituto de Criminalística Leonardo Rodrigues (ICLR), em Goiânia, mesmo vacinados, segundo o órgão, foram contaminados pelo vírus.

Diante desses fatos, O Hoje questionou os Governos estadual e municipal se o cronograma das aulas presenciais sofrerão alteração. De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), as atividades presenciais, que entram na segunda semana, continuarão sem alteração.

A rede municipal de Goiânia reforçou, por nota, a retomada do regime de aulas presenciais. “A pasta segue acompanhando o cenário epidemiológico da Capital e está preparada para o retorno com rígidos protocolos de biossegurança”, cita o comunicado.

Nota do WR

Informamos que, diante da recente confirmação de 6 casos positivos de Covid-19 entre nossos alunos, optamos por suspender nossas atividades presenciais por 14 dias, a contar a partir de hoje.

Reafirmamos nosso compromisso com a segurança, saúde e bem-estar da nossa comunidade escolar e asseguramos que nossas ações estão de acordo com os protocolos de biossegurança orientados.

Durante esse período, continuaremos com as aulas 100% online.

Certos do seu apoio e compreensão,

Cordialmente,

Equipe WR

Nota da ICLR

As instituições e agentes que subscrevem a presente nota vêm a público manifestar solidariedade aos servidores do Instituto de Criminalística Leonardo Rodrigues (ICLR) em especial, do Laboratório Químico e de Toxicologia Forense (LQTF).

Se não bastasse o estado apreensivo em que nossa sociedade se encontra, presenciando a morte de 562 mil brasileiros em detrimento do novo Coronavírus, o aumento pronunciado de casos de COVID-19 no LQTF/ICLR nos mostra que, após meses de Pandemia, a COVID-19 é ainda uma doença enigmática e a ser temida.

Mesmo com todos os servidores tendo sido vacinados e persistindo quanto às medidas de higiene com o uso de máscara e álcool em gel, ainda assim, rapidamente, ocorreu o contágio de diversas pessoas em um Laboratório do ICLR/SPTC.

Como dito, todos os servidores estão vacinados, o que propiciou um cenário menos grave. Entretanto, a preocupação é uma realidade e está acentuada, pois todos os envolvidos do ICLR/SPTC têm familiares e entes amados e, infelizmente, nem todos os brasileiros estão vacinados.

Importante destacar a união e cooperação de diversos setores e pessoas para controlar a crise instaurada: a ASPEC-GOque assessorou e acompanhou a atuação dos servidores e gestores da Polícia Técnico-Científica; a Superintendência da Polícia Técnico Científica (SPTC), que por meio do SESMT, do NIAB, do ICLR, das Coordenações da DPI, da SETOX e da SEQFOR, atuou ativamente junto aos envolvidos em busca do melhor gerenciamento para a situação inesperada; e a atuação mais importante, a dos Peritos Criminais do LQTF (SETOX e SEQFOR) que se desdobraram para disponibilizar apoio emocional, sanitização do local afetado, cooperação para o rápido acionamento das autoridades de vigilância sanitária e atendimento médico à equipe.

A união dos entes destacados possibilitou o controle da disseminação e evitou que outros servidores do LQTF se contaminassem, bem como de outros laboratórios e seções do ICLR/SPTC.

Ao longo do gerenciamento dessa crise, ímpar e sem precedentes no histórico da Instituição, a contenção só foi possível com a ação conjunta de todos os citados, independente, da função e do cargo.

Informamos que o cenário atual ainda é de mobilização, ausência de novos casos e com 16 servidores em recuperação.

Por fim, esperamos que todos permaneçam MOBILIZADOS e UNIDOS!

Dr. Marcos Egberto Brasil de Melo (Superintendente de Polícia Técnico-Científica)

Perito Criminal João Victor M. Franco (Presidente da ASPEC-GO)

Perito Criminal Antônio Carlos Chaves (Gerente do ICLR/SPTC)

Perito Criminal Ivomar Zancanaro (Coordenador da DPI/ICLR)

Perita Criminal Thatianne Teodoro Vieira (Coordenadora do LQTF/ICLR)

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também