terça-feira, 11 de agosto de 2026
CPI da Pandemia

Senadores acusam fabricante de ivermectina de lucrar à custa de vidas

Em suas redes sociais, o vice-presidente da Comissão, senador Randolfe Rodrigues (Rede-RR), classificou o depoimento como “um dos mais tristes”.

Redaçãopor Redação em
Senadores acusam fabricante de ivermectina de lucrar à custa de vidas
Em suas redes sociais

Senadores acusaram a empresa farmacêutica Vitamedic de lucrar milhões de reais com a venda de ivermectina, à custa de milhares de vidas perdidas para a covid-19, na reunião da CPI da Pandemia desta quarta-feira (11/08). O depoente do dia foi Jailton Batista, diretor-executivo da empresa.

Pressionado pelo relator da CPI, senador Renan Calheiros (MDB-AL), Jailton alegou não dispor de todos os números de vendas e faturamento da empresa antes e depois da pandemia. Admitiu, porém, que a venda da ivermectina — medicamento vermífugo e antiparasitário cuja eficácia contra a covid nunca foi cientificamente comprovada — saltou de 2 milhões de unidades de quatro comprimidos em 2019 para 62 milhões no ano passado.

A ivermectina foi apregoada em várias ocasiões pelo presidente Jair Bolsonaro e seus apoiadores como parte do chamado “kit covid” para o suposto “tratamento precoce” da doença. No Brasil, a Vitamedic é um dos principais produtores do medicamento, também vendido por outros laboratórios, como Abbott, Legrand e Neo Química.

Em seu Twitter, o vice-presidente da comissão, senador Randolfe Rodrigues (Rede-RR), classificou o depoimento como “um dos mais tristes”. “O que estamos acompanhando hoje aqui na CPI, é um dos depoimentos mais tristes desta comissão. Foi priorizado o lucro em detrimento da vida! Milhares morreram para que alguns ganhassem dinheiro. Isso foi feito deliberadamente. Queremos justiça!”

Vídeos

A pedido de Renan Calheiros, foram exibidos diversos vídeos em que Jair Bolsonaro (Sem partido) promove a ivermectina. Jailton Batista se disse, porém, incapaz de avaliar o impacto dessas declarações sobre a demanda pelo remédio.

“Antes que houvesse alguns pronunciamentos, desde a eclosão da pandemia, quando os primeiros estudos in vitro apontaram que a ivermectina tinha alguma ação, isso desencadeou o interesse pelo produto. Ele passou a ter visibilidade maior. Mas não temos como medir o que impactou a fala do presidente no nosso negócio”, afirmou.

As respostas de Batista foram consideradas evasivas pelo relator. “Nós estamos diante de um dos mais tristes depoimentos desta Comissão Parlamentar de Inquérito”, disse Renan.

Presidente da empresa

Diversos senadores, entre eles o relator Renan Calheiros e Otto Alencar (PSD-BA), defenderam a convocação do dono da Vitamedic, José Alves Filho, para prestar mais esclarecimentos. O requerimento original previa a presença do empresário nesta quarta-feira. Mas em ofício enviado à comissão, Alves argumentou que, como acionista da Vitamedic, poderia responder apenas sobre “investimentos fabris e novas aquisições”. Ele sugeriu que a CPI tomasse o depoimento de Jailton Batista, a quem caberia “a administração das rotinas diárias” da empresa.

No depoimento, Jailton reconheceu que a Unialfa, outra empresa do grupo de José Alves, patrocinou um manifesto da Associação Médicos pela Vida, defensora do “tratamento precoce”.

O presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), exaltou-se ao lembrar que a ivermectina continuou sendo recomendada no auge da crise de oxigênio que matou centenas de pacientes de covid-19 em Manaus no início do ano. “Esse manifesto é depois da morte de mais de 200 pessoas por dia na cidade de Manaus. E nem isso sensibilizou o laboratório a perceber que era uma cilada. Não. Visou lucro, mancomunado com alguns médicos. Se isso não for crime, não tem mais nenhum crime para a gente investigar aqui nesta CPI”, disse Aziz.

Jailton Batista defendeu a empresa alegando que ela não tinha como interferir no conteúdo do informe publicitário elaborado pela Associação Médicos pela Vida.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Veja também

“Grande articulador de Lula”, diz Flávio Bolsonaro sobre Moraes

POLÍTICA

“Grande articulador de Lula”, diz Flávio Bolsonaro sobre Moraes

Presidenciável do PL criticou encontro entre Lula e Davi Alcolumbre na casa do ministro do STF e vo...
Flávio Bolsonaro nega troca de vice e chama acusação contra Alfredo Gaspar de “farsa”

Flávio e Gaspar

Flávio Bolsonaro nega troca de vice e chama acusação contra Alfredo Gaspar de “farsa”

Candidato à Presidência afirma manter confiança no companheiro de chapa, alvo de investigação s...
Michelle Bolsonaro

Apoio

Michelle Bolsonaro diz que deixou divergências de lado e reforça apoio à candidatura de Flávio

Ex-primeira-dama participou de gravações para a campanha do senador nesta terça-feira (11), em Br...
Influenciadores podem declarar apoio político, mas contratação para propaganda eleitoral é proibida

POLÍTICA

Influenciadores podem declarar apoio político, mas contratação para propaganda eleitoral é proibida

Advogado especialista em Direito Eleitoral explica limites para atuação de criadores de conteúdo ...
Flávio e Michelle Bolsonaro gravam juntos para a campanha eleitoral

UNIDOS

Flávio e Michelle Bolsonaro gravam juntos para a campanha eleitoral

Registro marca a retomada da parceria pública entre os dois após o episódio de desentendimento qu...
“Festival de Cinema está confirmado”, diz Celina Leão após cancelamento no DF

POLÍTICA

“Festival de Cinema está confirmado”, diz Celina Leão após cancelamento no DF

Governadora afirmou que determinou liberação de recursos para a 59ª edição do evento, horas ap�...
Candidatos ao Governo de Goiás

Campanha eleitoral

Disputa pelo Governo de Goiás ganha as ruas a partir de domingo (16)

Daniel concilia governo e campanha, Marconi aposta no corpo a corpo, Luís César corre com últimos...
Base crê em avanço de projetos da Prefeitura de Goiânia durante campanha eleitoral 

Câmara Municipal

Base crê em avanço de projetos da Prefeitura de Goiânia durante campanha eleitoral 

Apesar das candidaturas de vereadores, parlamentares da base apostam em tempo hábil para aprovar ma...