O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
BRT

Mais ruas devem ser alteradas na região da Praça Cívica

De acordo com SMM, alguns estudos estão sendo realizados para verificar mudanças nas ruas 24, 20 e 14

Postado em 12 de agosto de 2021 por João Paulo
Mais ruas devem ser alteradas na região da Praça Cívica
De acordo com SMM

Desde o último dia 24 de julho, pessoas que passam pela Praça Cívica se depararam com algumas mudanças provocadas pela chegada das obras do BRT no local. O trânsito no local registra grandes engarrafamentos em determinados horários com gigantescas filas de carros em algumas vias. A Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) estuda a mudança de sentidos de outras ruas da região.

De acordo com o secretário executivo de Mobilidade, Ciro Meireles, as ruas que podem sofrer alterações são a 24, 20 e 14, que ficam próximas à Catedral. Segundo ele, depois das mudanças de sentido feitas por ruas da região, essas outras ruas ficaram ‘ilhadas’. Um exemplo mesmo é que a Rua 20 não conta com alteração, o que está sobrecarregando o trecho nos horários de pico.

“É importante reforçar que a gente tem feito um acompanhamento por meio de drone e in loco. Com isso, conseguimos receber muitos feedbacks. Os moradores de um condomínio, por exemplo, nos disseram que ficaram ilhados para voltar para a Rua 10. Dessa forma, eles têm que ir pela Rua 15 até chegar no Setor Universitário ou descer pela Rua 1, ir lá na Assis Chateaubriand para fazer o contorno e voltar para a Rua 10. Por isso, estamos fazendo novos levantamentos’, destaca Ciro.

Segundo ele, apesar disso, o novo anel que foi criado com as alterações nas ruas da região, foi bem aceito pelos motoristas que passam pelo local, garante a Secretaria. Desse modo, o fluxo de veículos na Praça Cívica apresentou redução. “A aceitação foi fantástica. Todas as inversões foram muito bem sinalizadas e cumpridas pelos motoristas que passaram pelo local”, destaca. Entretanto, o secretário não soube passar mais dados sobre isso.

Infrações

O secretário afirma que algumas situações pontuais de desatenção de motoristas foram registradas nos primeiros dias. “Há sempre aqueles motoristas que não prestam atenção nas sinalizações que estão no local e acabam cometendo algumas infrações. Mas é importante ressaltar que houve uma ação educativa que foi muito esclarecedora. Essa forma, se a pessoa for uma vez na Praça Cívica e ver que o anel interno está em obras e o externo está totalmente comprometido pelo transporte coletivo, ela vai se reuducando”, pontua.

Outra questão que foi pontuada com o secretário foi que alguns cortes que foram realizados na ilha da Rua 10 para dar continuidade ao tráfego na região acabaram prejudicando a ciclovia existente do local. Nestes locais não houve rebaixamento do meio-fio para facilitar o tráfego de veículos de duas rodas no local.

“Necessitamos dessas rampas e pedimos a realização pela Seinfra. Desse modo, foi realizado e identificamos que houve a falta desse rebaixamento. Já notificamos a pasta e eles foram lá para resolver essa questão. Não podemos interromper uma ciclofaixa e/ou ciclovia”, destaca.

Primeiro dia útil

O primeiro dia útil da obra foi no último dia 27 de julho, já que as obras tiveram início em 24 de maio, que caiu em um sábado. Dessa forma, algumas ruas da região central tiveram o sentido alterado de fluxo. São elas a Rua Dr. Olinto Manso Pereira (Rua 94), da Avenida Assis Chateaubriand à Rua 10. A Rua 14/Rua 1/Rua 12, da Rua 10 à Alameda dos Buritis e a Rua 13/Rua 2/Rua 15, da Alameda dos Buritis à Rua 19.

Outras tiveram conversões alteradas, como na Alameda dos Buritis (sentido Leste/Oeste) terá conversão à esquerda na Rua 13. A Alameda dos Buritis x Rua Dona Gercina Borges (sentido Leste/Oeste) não terá permissão de conversão à esquerda para acesso à Praça Cívica. A Avenida Assis Chateaubriand (sentido Leste/Oeste) terá conversão à esquerda e à direita na Rua Dr. Olinto Manso Pereira (Rua 94). A Rua 10 x Rua Dr. Olinto Manso Pereira (sentido Sul/Norte) terá conversão à esquerda para acesso à Praça Cívica e o cruzamento da Rua 12 x Alameda Buritis será semaforizado permitindo conversão à esquerda na Alameda dos Buritis

De acordo com Horácio Mello, secretário da SMM à época, houve uma pesquisa de origem e destino para saber como conduzir essas alterações. “Fizemos isso com muito cuidado. Por isso, vamos colocar agentes no local, sinalização e toda tecnologia necessária para que essas mudanças ocorram com toda a segurança possível.”

Ônibus

Seis pontos de ônibus que estão no anel da Praça Civil foram remanejados. O presidente da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), Tarcísio Abreu, explicou que a estratégia foi montada após diálogo com usuários, ouvindo a população que usa o transporte público da região.

A CMTC frisou que as linhas que passam pela Praça Cívica também foram alteradas para o anel externo, concentrando os abrigos em pontos estratégicos, sem prejuízo à rotina dos usuários. “Alguns pontos já foram realocados. Também fizemos um estudo que mostra o volume de pessoas nos pontos e que os passageiros não tenham prejuízos em relação ao horário. Os pontos serão realizados nas proximidades dos antigos abrigos, o que não vai trazer grandes surpresas ao usuário”, destacou.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.