Mais de 200 mil não retornaram para segunda dose em Goiás
Doses podem ser destinadas para primeira aplicação
Mesmo diante de um cenário desfavorável que conta com aumento de doentes pela Covid-19, casos confirmados da variante Delta e aumento nas taxas de ocupação dos leitos de UTI, mais de 200 mil pessoas não retornaram na data marcada para tomar a dose de reforço na imunização. De acordo com o Secretário de Estado da Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, são 214 mil goianos nesta situação.
Segundo afirmou o titular da pasta, a Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO) deverá definir, em reunião com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Goiás (Cosems) uma solução para a questão. A ideia, segundo o Secretário é que seja proposta a delimitação de um prazo para que essas 214 mil pessoas retornem para tomar a vacina e que, em caso de não cumprimento deste prazo, as doses serão liberadas para serem aplicadas como primeira dose, uma vez que há muitas pessoas aguardando a vez de vacinar.
A medida de remanejar as doses, além de não ser punitiva, de acordo com Ismael Alexandrino, possibilitaria o avanço da imunização por faixa etária no Estado, o que auxiliaria na melhora do cenário atual. Segundo a SES-GO, em Goiás, já são 770.987 casos confirmados de Covid-19 e 21.584 óbitos registrados em decorrência da doença, o que significa uma taxa de letalidade em 2,8%.
Até o momento, levantamento realizado pela pasta apontou que, referente à primeira dose, foram aplicadas 3.344.683 doses das vacinas contra a Covid-19 em todo o Estado. Em relação à segunda dose, foram vacinadas 1.338.926 pessoas. O Estado de Goiás já recebeu 6.054.440 doses de imunizantes, sendo 1.918.180 da CoronaVac, 2.848.240 da AstraZeneca, 1.136.070 da Pfizer e 151.950 da Janssen.
Variante Delta
Segundo a SES-GO, até a última quarta-feira (11), foram registrados no Estado 10 casos da variante Delta do coronavírus, confirmados a partir de sequenciamento genômico. Segundo a pasta, quatro destes casos são de moradores de Goiânia – duas das pessoas trabalham em unidades de saúde no Distrito Federal e se contaminaram no local de trabalho e outros dois têm como origem uma viagem internacional. Já o quinto caso é de um morador do município de Santo Antônio do Descoberto que também trabalha no Distrito Federal e manteve contato com pessoa contaminada.
Foram confirmados ainda dois casos em residentes de São João D’Aliança, ambos relacionados ao surto de Covid-19 registrado em um hospital do Distrito Federal. Em Aparecida de Goiânia foram confirmados três casos, sendo que um deles foi a óbito. De acordo com a pasta, a SES-GO e as Secretarias Municipais de Saúde seguem rastreando os contatos, acompanhando e monitorando os casos.
Repescagem
Com objetivo de ampliar a cobertura vacinal e possibilitar às pessoas que ainda não tomaram a primeira dose, a Prefeitura de Goiânia realiza, amanhã (14), a Repescagem da Vacinação. Sem agendamento, quem tiver 40 anos ou mais e ainda não se vacinou poderá procurar uma das 32 unidades de saúde que funcionarão na modalidade pedestre das 08h às 18h. Além desta faixa etária, poderão receber a vacina sem agendamento neste sábado, as gestantes, de qualquer faixa etária.
De acordo com a Prefeitura, há 13.500 doses de imunizantes disponíveis para a ação, que contará com o apoio de 350 servidores da saúde. Os endereços dos postos de saúde estão disponíveis no site da Prefeitura de Goiânia. (Especial para O Hoje)