Talibã conquista mais quatro capitais regionais do Afeganistão
Após a saída do exercito dos Estados Unidos, o Talibã, grupo insurgente, segue avançando e dominando mais capitais provinciais do Afeganistão. Nesta sexta-feira (13/08), foram registradas a conquista de mais quatro cidades ao Sul do país. Dentre as mais importantes, está Helmand, que há 20 anos foi o local de uma das batalhas mais sangrentas […]
Após a saída do exercito dos Estados Unidos, o Talibã, grupo insurgente, segue avançando e dominando mais capitais provinciais do Afeganistão. Nesta sexta-feira (13/08), foram registradas a conquista de mais quatro cidades ao Sul do país.
Dentre as mais importantes, está Helmand, que há 20 anos foi o local de uma das batalhas mais sangrentas entre as forças da coalizão, até então ocupando o país e os talibãs. Kandahar e Herat, a segunda e terceira maiores cidade do país, foram conquistadas pelo grupo nessa quinta-feira (12/08).
Com as quatro últimas cidades, os insurgentes passaram a dominar 19 das 34 capitais provinciais do Afeganistão. Por enquanto, a capital, Cabul, ainda não foi diretamente atacada, porém, os talibãs devem começar a lutar por ela em cerca de 30 dias, avalia o serviço de inteligência dos Estados Unidos.
No caminho
Até Cabul, as próximas cidades que devem cair são Feroz Koh e Qala-e Naw (essa última, eles afirmam que também capturaram), mas ainda não há confirmação oficial.