Visitantes do Mutirama e do Zoológico poderão realizar teste para Covid-19 neste sábado (14)
Testando crianças e adolescentes na porta dos parques, ação busca garantir maior segurança no retorno às aulas, previsto para a próxima semana
Quem visitar o Parque Mutirama e o Zoológico neste sábado (14/08) e tiver acima de 5 anos poderá fazer o teste para Covid-19, em ação realizada pela Prefeitura de Goiânia. O resultado fica pronto em cerca de 20 minutos e quem testar negativo poderá prosseguir no passeio pelo Mutirama ou pelo Zoológico. Já aqueles que testarem positivo deverão ir pra casa cumprir a quarentena e evitar o contágio de outras pessoas.
Os parques funcionarão normalmente ao público, sendo o Zoológico das 8h30 às 17 horas e o Mutirama das 10 horas às 16 horas. Já a testagem da Covid-19 acontecerá na área externa dos parques das 8h às 16h, sendo disponibilizados mil testes para cada um dos locais.
A testagem de antígeno, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com a Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer (Agetul), faz parte da estratégia da prefeitura de testar a população em geral que esteja sem sintomas. Já houve testagem no Mutirama anteriormente, mas o secretário de Saúde de Goiânia, Durval Pedroso, explica que, desta vez, a estratégia tem mais a ver com o retorno às aulas, previsto para a próxima segunda-feira (16/08).
“Essa testagem de sábado faz parte da atenção especial que a área da saúde está dando ao retorno das aulas no município de Goiânia. Além dessa ação, já temos estratégia pronta para realizar testes na comunidade escolar, envolvendo alunos e trabalhadores da educação em geral, com isso, estamos contribuindo para que esse retorno aconteça com a maior segurança possível”.
Segundo o presidente da Agetul, Valdery Júnior, a testagem nos parques é uma forma de motivar as crianças a realizarem o exame. “As nossas crianças e jovens estudantes contam com esses espaços que são muito atrativos para o lazer. A testagem no Zoológico e Mutirama de Goiânia é uma maneira de incentivá-los a realizarem o exame”, afirma.