O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 22 de janeiro de 2025
Desastre Natural

Terremoto no Haiti deixa mais de 700 mortos e haitianos temem chegada de tempestade

Tempestade está prevista para chegar ao país caribenho no início da semana

Postado em 15 de agosto de 2021 por Maria Paula Borges
Terremoto no Haiti deixa mais de 700 mortos e haitianos temem chegada de tempestade
Tempestade está prevista para chegar ao país caribenho no início da semana | Foto: Reprodução

Um dia após o terremoto no Haiti, foram registrados, até o momento, 724 óbitos e 1.800 feridos. Autoridades locais calculam os danos causados e estão em alerta para os possíveis impactos da tempestade tropical Grace, prevista para chegar ao país no início da semana. No sábado (14/08), após divulgar o balanço inicial da extensão dos danos causados pelo sismo de magnitude 7,2, a Direção Geral de Proteção Civil Haitiana anunciou que a tempestade já se aproxima do arquipélago das Antilhas, e recomendou que a população se mantenha atenta.

A República Dominicana, país que faz fronteira com o Haiti dividindo a ilha de Hispaniola, emitiu um alerta de tempestade tropical. O Centro de Operações de Emergência do país previu fortes chuvas, ventos, inundações e deslizamentos de terra, principalmente nas costas sul e norte. A depender dos impactos, a tempestade poderia aprofundar a frágil situação haitiana.

Durante a madrugada, bombeiros e civis trabalharam para vasculhar prédios destruídos em busca de pessoas presas nos escombros. Segundo a Agência de Notícias Reuters, haitianos disseram que passariam a noite dormindo ao ar livre com receio de que um novo tremor viesse a atingir o país. Horas após o primeiro terremoto, o país foi atingido por outro sismo, de menor intensidade, com magnitude 5,8.

O primeiro-ministro haitiano, Ariel Henry, sobrevoou as partes mais afetadas do país para mensurar os danos e decretou estado de emergência com duração prévia de um mês. Além disso escreveu em uma rede social que é necessário que haja solidariedade. “Devemos mostrar muita solidariedade. Vamos agir rapidamente”, declarou.

O Papa Francisco expressou solidariedade aos haitianos durante a oração na Praça de São Pedro neste domingo (15/08). “Envio minhas palavras de alento aos sobreviventes, esperando que a comunidade internacional se mobilize em seu favor e que a solidariedade de todos possa atenuar a consequência da tragédia”, disse.

A ajuda internacional já começa a chegar ao país caribenho. No sábado, um grupo de socorristas do Corpo de Bombeiro de Quito, no Equador, está na base de auxílio aos haitianos. Eles compõem o Grupo de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas, com Conhecimentos em meteorologia, além de contar com equipe de busca canina e ajuda tecnológica.  

Um grupo de 254 médicos cubanos, residentes do Haiti, também se deslocou para a área afetada pelos tremores com o objetivo de adequar a estrutura de um hospital atualmente usado para pacientes com Covid-19. De acordo com Luis Olivero Serrano, chefe da brigada, ainda há muitas pessoas embaixo dos escombros e os cubanos estão em contato com o Ministério de Saúde haitiano para preparar um hospital em Porto Príncipe. “Preparamos um hospital que é de traumatologia e que está sendo usado para pacientes de Covid. Estamos fazendo a desinfecção e preparação para as cirurgias”, afirmou.

Conforme informações do jornal haitiano Le Nouvelliste, o Ministério do Planejamento e Cooperação Externa do país se organiza para coordenar a ajuda humanitária de outros países e organizações não governamentais. O presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, enviou condolências aos haitianos pela tragedia e prometeu que o país ajudará na reconstrução. Samatha Power, da Agência Americana para o Desenvolvimento Internacional (Usaid), foi nomeada por Biden para coordenar a resposta do seu governo ao sismo.

Junto ao Ministério da Economia e Finanças e à Administração Geral da Alfândega, a pasta organiza uma medida para facilitar as formalidades e o desembaraço aduaneiro para produtos relacionados à ajuda humanitária.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também