Secult Goiás reabre seus espaços culturais em todo o Estado
Voltam a receber público, os museus, bibliotecas e o Arquivo Histórico. A visitação ocorre apenas por agendamento. A reabertura faz parte do programa Retomada Cultural, do governo de Goiás.
Os museus, bibliotecas e Arquivo Histórico da Secult/Goiás já estão com as portas abertas ao público. A iniciativa integra o programa Retomada Cultural do Governo de Goiás, que visa apoiar a classe artística por meio de diversas ações.
Na primeira fase da abertura, todos os atendimentos deverão ser previamente agendados via telefone ou e-mail. Por medida de segurança e para evitar aglomerações, a capacidade para visitação aos espaços expositivos dos museus, será limitada a grupos de no máximo 6 pessoas.
O uso de máscara segue obrigatório para servidores, visitantes e pesquisadores dos museus, bibliotecas e Arquivo Histórico. Os acervos das bibliotecas Pio Vargas, Biblioteca Braille José Álvares de Azevedo e Gibiteca Jorge Braga, ficarão fechados ao público e a escolha das obras será realizada junto aos atendentes.
A permanência nas bibliotecas acontecerá exclusivamente para a retirada e a devolução de material. Não será permitido o uso de mesas de estudos e a permanência prolongada nesses espaços. Os livros devolvidos pelo público passarão por uma quarentena e ficarão isolados por um período de 14 dias após o ato da devolução. A pesquisa no Arquivo Histórico Estadual será mediada pelos atendentes. O mesmo vale para a pesquisa realizada nos espaços museológicos.
A comunicação dos acervos e das ações desenvolvidas nesses espaços continuarão sendo realizadas via redes sociais
O secretário estadual de Cultura, César Moura, ressalta que a reabertura é um passo importante para a Retomada Cultural. “Depois de mais de um ano fechadas, nossas unidades retornam o atendimento ao público, com todos os protocolos de segurança, para proporcionar ao goiano o contato com sua cultura. Convidamos a população para conhecer o excelente acervo de nossas bibliotecas e de nossos museus, que preservam com excelência a história do povo goiano”.