O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

terça-feira, 24 de dezembro de 2024
Educação

Projeto propõe aulas de programação de computadores nas escolas públicas em Goiás

A autoria da proposta é da deputada Adriana Accorsi (PT).

Postado em 18 de agosto de 2021 por Alice Orth
Projeto propõe aulas de programação de computadores nas escolas públicas em Goiás
A autoria da proposta é da deputada Adriana Accorsi (PT). | Foto: Reprodução

Um projeto de lei de autoria da deputada Delegada Adriana Accorsi (PT) entrou em tramitação na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). A proposta é acrescentar aulas de programação de computadores nas escolas públicas do estado no ensino fundamental e médio.

“O Ensino de Programação vem sendo adotado no currículo escolar de vários países, como Inglaterra, Austrália e Estados Unidos. No Brasil, algumas escolas particulares se destacam por oferecer essa disciplina aos alunos”, explicou a deputada. Ela lembrou que o aprendizado de linguagem computacional estimula o raciocínio lógico e a resolução de problemas, podendo ser usada em conjunto com outros temas, como português e matemática.

“A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que integra a Política Nacional de Educação Básica, estabelece que as aprendizagens essenciais devem assegurar aos estudantes o desenvolvimento de dez competências gerais”, comentou. “Dentre essas competências, a de compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais, incluindo as escolares, para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva”, dAccorsi.

“Deste modo, o ensino de programação está previsto na BNCC e sua inclusão como conteúdo transversal no ensino fundamental e como disciplina no ensino médio contribuirá para que a educação no Estado de Goiás atinja um patamar de aprendizagem e desenvolvimento mais elevado”, acrescentou.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também