Ministério Público investiga demolição de imóvel histórico no Setor Sul, em Goiânia
Casa está entre os pertencentes à art déco e ao modernismo da capital.
Um inquérito civil foi instaurado pelo Ministério Público de Goiás (MPGO) para investigar a demolição possivelmente não autorizada de um imóvel localizado na Rua 84, nº 535, no Setor Sul, em Goiânia. O local, com valor histórico, abrigou a Secretaria Municipal de Cultura.
Foi requisitado à secretaria qual a tramitação do procedimento de tombamento do imóvel, além de informação sobre se houve manifestação da secretaria autorizando a demolição. Foi pedido ainda à Secretaria Municipal de Planejamento e Habitação (Seplanh) que informe se autorizou a demolição do imóvel.
Segundo a promotora Alice de Almeida Freire, da 7ª Promotoria de Justiça de Goiânia, a ação foi motivada pela ausência de preservação do patrimônio histórico, o que levou o Poder Judiciário a determinar sua adoção pela Prefeitura.
Com a demora para promover o levantamento dos imóveis que poderiam ser protegidos, a Promotoria de Justiça firmou um termo de cooperação com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Universidade Federal de Goiás (UFG).
O imóvel, que está entre os pertencentes à art déco e ao modernismo da capital, já havia tido o pedido de tombamento protocolado no Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental de Goiânia.