quarta-feira, 23 de setembro de 2026
Trânsito

Paris limita velocidade de carros a 30 km/h para incentivar uso de transportes alternativos

Objetivo é tornar a cidade mais segura, silenciosa e menos poluída.

Agência Brasilpor em
Paris limita velocidade de carros a 30 km/h para incentivar uso de transportes alternativos
Objetivo é tornar a cidade mais segura

As autoridades francesas esperam que as ruas de Paris fiquem mais seguras, silenciosas e menos poluídas a partir desta segunda-feira (30), com a entrada em vigor de um novo limite de velocidade para motoristas de 30 quilômetros por hora (km/h).Paris limita velocidade de carros a 30 km/h para incentivar uso de transportes alternativosParis limita velocidade de carros a 30 km/h para incentivar uso de transportes alternativos

A cidade quer encorajar as caminhadas, o ciclismo e o uso do transporte público, disse o vice-prefeito David Belliard à Rádio Franceinfo. O novo limite de velocidade deve ajudar a reduzir a poluição, o ruído e o número de acidentes graves, disse.

“Esta não é uma medida antiautomóveis”, acrescentou Belliard.

O limite de 30 km/h já se aplica a cerca de 60% da área de Paris, mas agora cobrirá toda a cidade. No entanto, algumas vias principais, como a Champs Elysees, estarão isentas, com o limite de velocidade permanecendo em 50 km/h.

“Queremos limitar os veículos às viagens essenciais”, disse Belliard.

A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, que conquistou um segundo mandato de seis anos em 2020, construiu quilômetros de novas ciclovias, proibiu carros antigos a diesel e tornou as margens do Sena livres de carros. Ela também está reduzindo as vagas de estacionamento na cidade, em uma tentativa de limitar o tráfego de automóveis.

A prefeitura disse que a polícia será tolerante na aplicação do novo limite de velocidade nas primeiras semanas. Outras cidades francesas com limite de velocidade de 30 km/h são Bordeax, Estrasburgo e Toulouse.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Mundo Paris Trânsito

Veja também

trump

EUA x irã

Trump ameaça Irã com ação militar e cobra isolamento econômico de Teerã

Presidente americano afirmou que pode escolher entre um acordo e uma ofensiva contra o regime irania...
Trump defende ações contra Irã e ameaça Cuba durante discurso na ONU

EUA x Irã

Trump defende ações contra Irã e ameaça Cuba durante discurso na ONU

Presidente dos Estados Unidos falou após Lula e Guterres na abertura da Assembleia Geral e destacou...
Lula diz na ONU que Brasil “não cabe no quintal de ninguém” e defende soberania

Política internacional

Lula diz na ONU que Brasil “não cabe no quintal de ninguém” e defende soberania

Presidente abriu os discursos da Assembleia Geral da ONU nesta terça-feira (22) e também criticou ...
Lula diz na ONU que não permitirá interferência nas eleições brasileiras

ONU

Lula diz na ONU que não permitirá interferência nas eleições brasileiras

Presidente afirmou que ameaças à vontade popular podem partir de agentes internos ou externos em m...
TVs dos EUA suspendem cobertura de Trump após veto a jornalistas

REAÇÃO CONJUNTA

TVs dos EUA suspendem cobertura de Trump após veto a jornalistas

ABC, CBS, NBC e Fox News decidiram não substituir a CNN no sistema que compartilha imagens dos comp...
Ucrânia lança ofensiva recorde de drones contra Moscou durante eleição russa

GUERRA

Ucrânia lança ofensiva recorde de drones contra Moscou durante eleição russa

Ataques atingiram instalações de petróleo e áreas residenciais; autoridades russas dizem que mai...
ucrânia

CONFLITO RÚSSIA-UCRÂNIA

Ataque de drones da Ucrânia atinge Moscou durante eleição russa

Ofensiva atingiu a região da capital, danificou uma refinaria de petróleo e provocou evacuações ...
Abin

ELEIÇÕES 2026

Abin classifica como “crítico” risco de interferência dos EUA nas eleições de 2026

Relatório reservado foi enviado ao governo, ao TSE e ao Ministério da Justiça e aponta escalada d...