Portugal pretende atrair brasileiros com a reabertura de fronteiras para turistas
País lança estratégias com objetivo de fazer com que ‘turista se sinta como morador do local’
As regiões turísticas de Portugal já estão disputando os turistas brasileiros com a reabertura das fronteiras a partir desta quarta-feira (01/09). Com objetivo de abastecer o público que estava com vontade de embarcar, mas eram impedidos por conta da pandemia da Covid-19, o país está lançando estratégias para que os turistas saibam exatamente qual destino seguir.
Segundo o coordenador da equipe de Turismo de Portugal no Brasil, Bernardo Barreiros Cardoso, o país tem promovido o perfil único português de cada lugar para garantir o desejo dos turistas pelo destino. “Portugal e as suas regiões de turismo tem promovido o perfil autêntico e genuíno de cada lugar como forma de garantir que o destino se torne cada vez mais desejado. O objetivo é que o turista se sinta como um morador local e respeite a sua cultura, encarando a sustentabilidade como o único caminho para conseguir uma experiência de viagem inesquecível”, disse.
As cidades se unem para atrair brasileiros e amenizar os prejuízos causados no último ano e início deste ano. O Brasil era o maior mercado emissor fora da Europa, uma vez que em 2019 foram 1,3 milhões de brasileiros, número correspondente a mais de 13,9% que em 2018. De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), comparado com 2019, houve o declínio de 71% pernoites dos hóspedes do Brasil nos primeiros sete meses de 2021 em Portugal.
No primeiro semestre, os turistas gastaram €2,4 bilhões em Portugal, gerando queda de 67,8% em relação a 2019 e conforme apontou o Banco de Portugal, é o valor mais baixo desde 2000. Entretanto, os pernoites de residentes aumentaram 31% este ano.
Para manter Portugal vivo na memória brasileira, os vales do Rio Douro e Rio Tua, ano norte, e a Estrada Nacional 2 (EN2) juntaram esforços e convidaram a cantora Fafá de Belém para percorrer a região em agosto e divulgar sua jornada nas redes sociais. A iniciativa coordenada pela Associação dos Empresários Turísticos do Douro e Trás-os-Montes (AETUR) pretende reforçar os lações afetivos e econômicos com o Brasil.
Na região dominada pela paisagem do Rio Douro, os brasileiros eram os terceiros no ranking de número de visitas. Ainda que sejam vistos em grande proporção no Porto e Braga, e em cidades menores como Amarante, a maioria é formada por residentes em Portugal e na Europa.
Além disso, os brasileiros são cobiçados na região sul, que tenta olhar com otimismo os percalços do verão irregular. Empresários do setor apostam que agosto foi o mês de recuperação e preveem uma ocupação de 50% em setembro.
O Algarve, apesar das restrições de mobilidade, tem nas suas praias o maior atrativo para os brasileiros, em que a cidade de Faro pode vender suas praias e ilhas. Além das faixas de areia e cidades mais procuradas pelos turistas em geral, as ilhas da Culatra, do Farol, e a Deserta surpreendem os brasileiros como destino.