O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 22 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Covid-19

Idosos institucionalizados recebem dose de reforço

Mais de 800 idosos serão vacinados nos próximos dias

Postado em 3 de setembro de 2021 por Maiara Dal Bosco
Idosos institucionalizados recebem dose de reforço
Mais de 800 idosos serão vacinados nos próximos dias | Foto: Reprodução

A Prefeitura de Goiânia iniciou ontem (02) a aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19 em idosos institucionalizados na Capital. O abrigo São Vicente de Paulo, o Espaço Vida, na região Sul e o abrigo Solar Espírita apóstolo São Tomé, na região Noroeste, foram os locais que deram início ao reforço na imunização. Ao todo, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia deverá percorrer 28 abrigos com o objetivo de vacinar mais de 800 idosos nos próximos dias

“Não medimos esforços para que tenhamos as melhores estratégias de saúde para a população. Seguimos à risca todas as definições e orientações do Ministério da Saúde e iniciamos a terceira dose nos idosos institucionalizados para que possamos manter a segurança de toda população goianiense contra a Covid-19”, afirma o prefeito Rogério Cruz. 

Segundo a nota técnica do Ministério da Saúde, esses grupos precisam receber a terceira dose de forma prioritária porque aqueles acima de 70 anos continuam sendo a faixa etária mais acometida das formas graves da Covid-19. Com novos estudos, observou-se que após seis meses da segunda dose será necessário mais um reforço. 

Em Goiânia, segundo a SMS, dos 6.287 óbitos confirmados por Covid-19 na Capital, 4.437, ou seja, 71% dos óbitos ocorreram em idosos com 60 anos ou mais. Até o momento, Goiânia já aplicou 1.380.026 doses de vacina contra a Covid-19. Destas, 917.032 referem-se à primeira dose, o que representa 78,44% da população acima de 18 anos imunizada. Já com relação à segunda dose ou à vacina em dose única, foram aplicadas 462.994 doses, o que representa 39,6% da população acima de 18 anos com a imunização completa. 

Aparecida de Goiânia 

Em Aparecida, a aplicação da dose de reforço em idosos acima de 60 anos e que vivem em abrigos começou na quarta-feira (01). Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aparecida, contabilizando as cinco unidades instaladas na cidade, cerca de 300 moradores da faixa etária preconizada, deverão receber, até o fim desta semana, a terceira dose da vacina contra a Covid-19. A primeira instituição a receber as equipes da SMS foi o Abrigo Comendador Walmor, no Setor Jardim Riviera. 

Segundo a Coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro, a ação ocorre por meio de visitas das equipes da SMS nas cinco instituições de longa permanência do município. “Diante de alguns estudos foi definido que idosos e pessoas imunossuprimidas apresentam mais riscos de complicações em decorrência da Covid-19, mesmo com as duas doses da vacina, por isso o cuidado de estar administrando a dose de reforço nessas pessoas”, explica. E complementa: “a aplicação da dose de reforço é de acordo com dados epidemiológicos e estudos sobre a eficácia da vacina em cada grupo”, ressalta a gestora.

Segundo a coordenadora do Abrigo Comendador Walmor, Irene Rodrigues Pereira, a terceira dose dá mais segurança para que até mesmo a liberação de visitas seja feita. “O isolamento para todos nós, inclusive os idosos, é muito difícil. Mesmo estando na instituição nós reforçamos a aproximação e os laços de família que durante a pandemia nos afastou muito devido a questão de segurança”, afirmou a coordenadora. 

De acordo com a pasta, a aplicação do reforço também ocorrerá para a população em geral, acima de 70 anos, a partir do dia 15 de setembro, em todos os oito postos que já aplicam a segunda dose. Segundo estimativa da SMS, mais de 20 mil pessoas nessa faixa etária já receberam duas doses da vacina ou dose única e estão aptas para serem imunizadas com o reforço.

Anápolis

Assim como na Capital, em Anápolis, a terceira dose da vacina contra a Covid-19 também teve início ontem (02). A prefeitura iniciou o reforço imunizando idosos que vivem em instituições de longa permanência. Para a vacinação dos idosos em abrigos serão destinadas equipes da Secretaria Municipal de Saúde. Duas instituições foram visitadas nesta quinta para atender a todos os internos. O imunizante destinado para a terceira dose é o da Pfizer. (Especial para O Hoje)

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também