sexta-feira, 14 de agosto de 2026
CPAC Brasil

Ex-chanceler Ernesto Araújo propõe nova Constituição contra aborto e favor das armas

Acusado de manchar a imagem do Brasil no exterior, Ernesto Araújo deixou o cargo de ministro das Relações Exteriores em março de 2021

Marcelo Marianopor Marcelo Mariano em
Ex-chanceler Ernesto Araújo propõe nova Constituição contra aborto e favor das armas
Acusado de manchar a imagem do Brasil no exterior

Durante sua participação no evento conservador CPAC Brasil, o ex-chanceler Ernesto Araújo propôs um “grande plebiscito de reforma constitucional” com o objetivo de “transferir o poder do complexo político de volta para o povo”.

A nova Constituição, segundo a ideia do ex-chanceler, teria uma “cláusula estabelecendo a liberdade de expressão de maneira incondicional e inquestionável, bem como liberdade de associação, direito de porte de armas para autodefesa, liberdade de culto, de crença e de consciência, direito à vida a partir da concepção, direito dos pais de educarem os filhos de acordo com seus princípios”.

Acusado de manchar a imagem do Brasil no exterior, Ernesto Araújo deixou o cargo de ministro das Relações Exteriores em março de 2021, sendo substituído pelo goiano Carlos Alberto Franco França.

Na semana passada, o ex-chanceler tirou licença não remunerada de um ano da carreira diplomática. Especula-se que ele pode ser candidato a deputado federal ou senador por Brasília.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Aborto

Veja também

Caiado reúne empresários em São Paulo e apresenta propostas para a Presidência

eleições 2026

Caiado reúne empresários em São Paulo e apresenta propostas para a Presidência

Candidato do PSD defendeu reformas, mudanças no sistema eleitoral e criticou medidas adotadas pelo ...
Gilmar Mendes classifica como “bug” registro de Flávio Bolsonaro no Missão

Declaração

Gilmar Mendes classifica como “bug” registro de Flávio Bolsonaro no Missão

Mendes afirmou que episódio foi pontual e não representa ameaça à confiabilidade do sistema elei...
terremoto

OPINIÃO

Brasil está preparado para um grande terremoto?

O Brasil não está entre os países mais atingidos por terremotos, mas a baixa frequência desses e...
políticos

OPINIÃO

Por que alguns políticos parecem escapar da justiça?

Foro, recursos, prescrição e mudanças de competência alimentam uma pergunta que incomoda o eleit...
Celina Leão rejeita Fundo Constitucional como garantia para empréstimo do BRB

POLÍTICA

Celina Leão rejeita Fundo Constitucional como garantia para empréstimo do BRB

Governadora diz que proposta apresentada pela União muda os termos negociados inicialmente; audiên...
Saída de Zé Gordo do PSDB coloca Daniel Vilela e grupo de Marconi em disputa por força política em Sanclerlândia

APOIO ISOLADO

Saída de Zé Gordo do PSDB coloca Daniel Vilela e grupo de Marconi em disputa por força política em Sanclerlândia

Saída de Zé Gordo do PSDB e apoio a Daniel Vilela têm pouco impacto na base de Marconi Perillo em...
garotinho

OPINIÃO

Garotinho de volta ao jogo: Como um ex-governador que já foi preso pode disputar novamente o governo do Rio?

Anthony Garotinho está novamente no centro da disputa pelo Governo do Rio de Janeiro
gilberto kassab

ELEIÇÕES 2026

Gilberto Kassab diz que “Centrão está com Lula” e que chance de Flávio vencer é zero

Presidente do PSD avaliou a disputa presidencial e também falou sobre as chances da candidatura de ...