O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 23 de novembro de 2024
Julgamento

STF adia votação que pode decidir prazo para Lira analisar impeachment de Bolsonaro

Ação será julgada presencialmente em data a ser definida; pedido de destaque é do ministro Ricardo Lewandowsk.

Postado em 10 de setembro de 2021 por admin
STF adia votação que pode decidir prazo para Lira analisar impeachment de Bolsonaro
Ação será julgada presencialmente em data a ser definida; pedido de destaque é do ministro Ricardo Lewandowski | Foto: Reprodução

O Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu nesta sexta-feira (10/09) o julgamento sobre a determinação de prazo para o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Arthur Lira (PP-AL) avaliar pedidos de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro (Sem partido). O julgamento deve ser retomado presencialmente em data a ser definida.

O tema foi retirado de pauta após um pedido de destaque do ministro Ricardo Lewandowski. A data de apreciação deve ser definida pelo presidente do Supremo, ministro Luiz Fux.

Em nota, o gabinete de Lewandowski afirmou que ele “entende que a importância do tema demanda uma análise mais aprofundada em sessão presencial e não em julgamento virtual”.

O julgamento teve início nesta sexta-feira em plenário virtual, ou seja, os ministros apenas depositam o voto no sistema sem debate. A relatora, ministra Carmem Lúcia, votou contra a fixação de prazo.

Para ela, a legislação não dá prazo ao presidente da Câmara para analisar os pedidos de impeachment e, por isso, estabelecer esse prazo através do Judiciário feriria a independência dos Poderes. Com o tema transferido para plenário, os ministros da corte poderão debater antes de apresentar votos.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também